Professora / Coreógrafa: Rita Judas
Intérpretes: Ana Lúcia Carvalho, Eliani Santos, Eliete Santos, Fabiana Aguiar, Kate Ramos, Letícia Fontes Salombongo, Luana Pereira e Luciana Furtado
Sonoplastia e vídeo: José Pacheco e Rita Judas
Operação de luz e som: José Pacheco
Apresentação promovida pela Ca.DA - Companhia de Dança de Almada no âmbito do projeto "Dança para todos", em parceria com o Projeto+ XLE8G, da ASDL - Associação Solidariedade e Desenvolvimento do Laranjeiro.
A eussocialidade é uma característica de algumas (poucas) espécies animais, entre outras as abelhas, formigas e térmitas, uma variedade de ratos, um tipo de caranguejos e a - mais recente mas ameaçada - espécie humana. Carateriza-se pela coexistência num mesmo Ninho/Família/Comunidade de pelo menos três gerações (avós, pais e filhos), pelas relações altruístas e de cooperação, por sistemas consensuais de tomada de decisões e pela divisão do trabalho entre os vários membros em prol do bem comum.
Nós humanos (sapiens) vivemos nesses moldes desde há cerca de 300.000 anos até há pouco menos de uma centena de anos atrás, na maioria das sociedades. Muitos de nós, mais velhos, ainda nos lembramos como as famílias/comunidades locais viviam há algumas décadas.
Hoje, a "natureza do Homem" é bem diferente. Promove-se o individualismo, a competição, a guerra, eliminando a força coletiva e reduzindo cada um de nós a uma sub-humana "unidade individual de consumo".
Este caminho, que conduziria à inviabilização da espécie humana sobre o planeta, é um falso caminho que todos devemos contrariar em favor das características humanas e sociais mais verdadeiras, conducentes à Felicidade, ao Belo e ao Amor entre todos.
A presente coreografia procura envolver os jovens nesse processo de enaltecimento e construção do autêntico humano EU(S)SOCIAL!
Rita Judas é formada pela Escola de Dança do Conservatório Nacional e pela Escola Superior de Dança. Iniciou a sua carreira como bailarina na UPE Dança em 1987, com o coreógrafo Vasco Wallenkamp. Foi bailarina e coreógrafa da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo (1998-2007), tendo sido responsável pelos programas pedagógicos da companhia de 2001 a 2006. Como bailarina e co-coreógrafa, participou no projecto da Companhia CIM (Companhia Integrada Multidisciplinar), em colaboração com a Associação VO'Arte e a Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral. Participou no projecto BY- PASS (workshop de Arquitectura em Diálogo com o corpo em movimento) sob a orientação de Rui Horta, em Portugal e na Alemanha. Foi formadora de Movimento Criativo e Dança Contemporânea, no projecto de criação do Centro de Experimentação Artística do Vale da Amoreira. É atualmente formadora no Centro Juvenil do Monte da Caparica e professora em escolas básicas e de dança.
O projeto “Dança para todos” visa dar um contributo para a inclusão sóciocultural, a educação pela arte, a reabilitação e a promoção da saúde, na perspetiva de poder colaborar para a manutenção de uma comunidade cada vez mais ativa. +info
Siga-nos