A QUIET MOMENT CaDA 2020 500x500

 

Criação: Ana Lázaro e Inês Pedruco
Espaço cénico e figurinos: Catarina Pé-Curto
Interpretação: Bruno Duarte, Inês Barros, Lúcia Salgueiro, Mariana Romão, Raquel Tavares e Vitor Afonso
Desenho de luz: Hugo Franco – Stageplot
Sonoplastia: José Pacheco
Direção de ensaios: Maria João Lopes

Direção artística: Maria Franco

 

Fios fininhos das pestanas
Fios na palma da mão.
Só o umbigo é que não.
O umbigo é um botão.
Quando eu era um bebé chorão
Nasci com um fio preso na barriga,
Ligava a MÃE ao CORAÇÃO!

 

Ana Lázaro, autora, encenadora e atriz, nasceu em 1982, e cresceu em Leiria. Estreou-se no Te-ato – Grupo de Teatro de Leiria, formou-se na ACT – Escola de Atores, e completou a licenciatura em Teatro, na Escola Superior de Teatro e Cinema. Desde então trabalhou como atriz, acumulando ainda experiência como encenadora e dramaturga colaborando com diversas companhias de teatro nacionais. Fundou o ‘DOBRAR - Núcleo Artístico, onde assume a função de diretora artística, tendo recebido o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação GDA. Foi distinguida com o prémio literário internacional Sea of Words, em Espanha, e com o prémio literário FNAC Novos Talentos da Literatura. Foi finalista do 12º. Prémio Internacional de Literatura Infantil e Juvenil: BARCO A VAPOR, no Brasil. Venceu o Prémio Maria Rosa Colaço – Literatura Infantil, com a obra “Os Pescadores de Nuvens” (Porto Editora). É autora de livros de prosa infantil e juvenil, bem como de várias peças de teatro. Colabora anualmente com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa – Irmandade de São Roque, num projeto de pesquisa e criação multidisciplinar que integra crianças, jovens e adultos de equipamentos sociais.

 

Inês Pedruco é doutoranda em Motricidade Humana, especialidade Dança, pela Faculdade de Motricidade Humana e mestre em Ensino de Dança, pela Escola Superior de Dança. Iniciou os estudos em dança na Escola de Dança Ana Manjericão, obtendo os diplomas da Royal Ballet School. Foi aluna da Escola de Dança do Conservatório Nacional, onde obteve o diploma com mérito de Bailarina Profissional (2002-09). Em 2009 foi semi-finalista do concurso internacional “Prix de Lausanne”, onde ganhou uma bolsa para a Joffrey Ballet School, em Nova York. Como intérprete, integrou a Companhia Quorum Ballet (2009/14), a Companhia Teatromosca (2014/15) e a Vortice Dance Company (2016/18). Participou no projeto de investigação Movement Study and Research “A BlackBox Arts&Cognition”, com a coreógrafa Sylvia Rijmer e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Em 2019 foi convidada a participar no espetáculo “Nous – Inner Perception”, e como ensaiadora, remontou o bailado “Swan Lake”, ambos do coreógrafo Daniel Cardoso (2016). Entre 2017/19, foi professora ensaiadora de peças de Miguel Ramalho, Rui Lopes Graça e Olga Roriz, entre outros autores. Como criadora, coreografou solos e trios em contexto competitivo: XXVII International Ballet Competition Varna (Bulgária), European Grand Prix (Viena), TanzOlymp (Berlim), Festival de Dança do Norte, conquistando prémios de destaque e de mérito; com a Companhia Júnior da Escola de Dança de Aveiro (2016); com a Pequena Companhia da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal / Jovens Coreógrafos, o espetáculo “24”, e “Again(st) Certain. Again(st) Even”, para a Companhia Jovem AnimaBallet (2019). Para a Companhia de Dança de Almada coreografou, em 2021, a peça para a infância “O fio da Macaquinha”.

 

A Companhia de Dança de Almada (Ca.DA) é uma associação cultural sem fins lucrativos, que desenvolve a sua atividade essencialmente nas vertentes da criação artística, formação em dança e programação cultural. É constituída por um corpo de profissionais com formação especializada, com vasta experiência quer na organização e produção de eventos culturais, quer no ensino da dança, e na formação e sensibilização de públicos. Fundada por Maria Franco, iniciou atividade como companhia profissional de dança contemporânea em 1990. Desde então, produziu mais de uma centena de peças de coreógrafos nacionais e estrangeiros, apresentadas no país e no estrangeiro, nomeadamente na Europa (Alemanha, Bélgica, Croácia, Espanha, França, Grécia, Itália, Polónia, República Checa, Suíça), África (Cabo Verde), América (Brasil) e na Ásia (China). Organiza, desde 1992, o festival internacional Quinzena de Dança de Almada, onde promove o intercâmbio entre criadores e bailarinos portugueses e a comunidade internacional. Em 1998 fundou a Ca.DA Escola, cuja atividade de ensino artístico especializado de Dança desenvolve de forma continuada, com cursos livres e vocacionais, nomeadamente em regime de ensino articulado, homologado pelo Ministério da Educação.

 

Siga-nos

Instagram Glyph Gradient RGB    vimeo icon blue on white rounded    youtube icon rgb      facebook logo RGB Blue 58

Headquarters

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11

2800-163 Almada, Portugal

Tel: +351 212 583 175

E-mail: geral(@)cdanca-almada.pt

Mon. to Fri., 10AM to 1PM | 2:30PM to 6PM

Ca.DA Escola

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11

2800-163 Almada, Portugal

Tel: +351 212 500 145

E-mail: escola(@)cdanca-almada.pt

Mon. to Fri., 4PM to 8PM

Quinzena de Dança de Almada International Dance Festival

E-mail: quinzena(@)cdanca-almada.pt

Support

REPUBLICA PORTUGUESA CULTURA branco

dgartes horizontal PB cinza fundos escuros