A QUIET MOMENT CaDA 2020 500x500

 

Conceção: Tiago Manquinho
Coreografia: Tiago Manquinho em colaboração com os intérpretes
Interpretação: Bruno Duarte, Inês Barros, Lúcia Salgueiro, Luís Malaquias, Mariana Romão, Raquel Tavares e Vitor Afonso
Desenho de luz: Hugo Franco e Paulo Santos - Stageplot
Figurinos e produção musical: Tiago Manquinho
Música: Alva Noto + Ryuichi Sakamoto, Hildur Guðnadóttir, Antony and the Johnsons, Kimmo Pohjonen, Jóhann Jóhannsson, Homin Lviv Municipal Choir, Kate Bush
Direção de ensaios: Maria João Lopes

 

De uma perspetiva europeia, muito daquilo que era tido como garantido deixou de ser percebido como tal. As sempre existentes guerras aproximam-se de nós.

A pandemia faz-nos sentir como somos vulneráveis individualmente e como sociedade. As alterações climatéricas não podem ser negadas. Tentamos manter os nossos valores morais, conscientes da fragilidade dos mesmos.

Como anjos caídos, aterramos numa realidade há muito ignorada ou da qual nos sentíamos protegidos. Sentimo-nos expostos e vulneráveis. Sentimos o chão debaixo dos nossos pés a quebrar. O nosso sentimento de confiança está abalado.

Poderemos encontrar uma nova sensação de segurança numa altura em que as respostas religiosas já não são suficientes? Poderemos recuperar uma confiança que reforce os nossos valores sociais e éticos? Que estruturas sociais e ligações interpessoais são o tecido conjuntivo que realmente nos mantêm unidos? Onde poderei encontrar uma mão para me agarrar, não para mostrar o caminho, mas para caminhar ao meu lado?

Os anjos caídos perderão a graça e a proteção do seu Deus. Porém, não só sentem vulnerabilidade, dor e tristeza, como descobrem pertença, prazer e amor.

 

Estreado a 22 e 24 de setembro de 2022, no Teatro Municipal Joaquim Benite, na abertura da 30.ª Quinzena de Dança de Almada - International Dance Festival

 

Tiago Manquinho, natural de Vila Franca de Xira, frequentou a Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa, onde completou a sua formação em Dança Clássica e Contemporânea. Em Portugal integrou a Companhia Nacional de Bailado e na Alemanha, onde reside desde 2000, as companhias de dança dos teatros Semperoper Dresden, Staatstheater Braunschweig, Städtische Bühnen Osnabrück e Bielefeld Theater. Durante 20 anos, Manquinho dançou coreografias dos mais importantes coreógrafos como Vaslav Nijinski, Michael Corder, Ted Brandsen, John Neumeier, Uwe Scholz, John Cranko, Robert North, Tom Schilling, Mary Wigman, Reinhild Hoffmann e Guilherme Botelho.
Entre 2015 e 2017, como coreógrafo residente, criou para o Tanztheater Braunschweig “am sechsten Tag...” e “Nice to meet you?”. Desde 2017, a par das suas próprias produções, colabora como artista independente com várias companhias como Tanztheater Gießen, Tanztheater Münster e Ballett Vorpommern. Tem apresentado as suas produções independentes na Alemanha e em Portugal, das quais destaca "Pagliacci" e "Quem tem medo do Lobo Mau". Desde 2007, desenvolve regularmente projetos de dança comunitária transgeracional, tendo trabalhado regularmente com alunos com e sem necessidades especiais, adultos, desempregados de longa duração, refugiados, pessoas com antecedentes migratórios e jovens delinquentes. Em 2021 iniciou o act:on, um projeto que inclui tanto produções próprias de dança quanto projetos socioculturais. "Echogedicht" foi a primeira produção sob este selo, estreada em setembro de 2021. Desde 2014 é professor de dança na Universidade de Bielefeld e ensina regularmente Dança Contemporânea e Contacto-Improvisação.

 

Siga-nos

Instagram Glyph Gradient RGB    vimeo icon blue on white rounded    youtube icon rgb      facebook logo RGB Blue 58

Headquarters

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11

2800-163 Almada, Portugal

Tel: +351 212 583 175

E-mail: geral(@)cdanca-almada.pt

Mon. to Fri., 10AM to 1PM | 2:30PM to 6PM

Ca.DA Escola

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11

2800-163 Almada, Portugal

Tel: +351 212 500 145

E-mail: escola(@)cdanca-almada.pt

Mon. to Fri., 4PM to 8PM

Quinzena de Dança de Almada International Dance Festival

E-mail: quinzena(@)cdanca-almada.pt

Support

REPUBLICA PORTUGUESA CULTURA branco

dgartes horizontal PB cinza fundos escuros