Programa comemorativo do 35.º aniversário da Companhia de Dança de Almada
27 e 28 de setembro de 2025, no Teatro Municipal Joaquim Benite (estreia)
No ano em que se celebram 35 anos da constituição da Companhia de Dança de Almada, apresentamos um programa especial para o qual contribuem vários coreógrafos que, de algum modo, têm colaborado com a companhia ao longo dos anos. Neste projeto, para além da habitual equipa artística da Ca.DA, participam também antigos bailarinos da companhia, alunos/bailarinos formados, e um grupo intergeracional que trabalha na Ca.DA Escola.
ROOT
Coreografia: Inês Pedruco
Música: Peter Gregson, Warren Zielinsky, Magdalena Filipczak, Jane Antonia Cornish, Anna Elashvili, Saeunn Thorsteinsdottir, CoH, Abul Mogard, Balanescu Quartet, Kjartan Sveinsson
Edição Musical: Nuno Velosa
Interpretação: Alexandrina Nogueira, Catarina Vinagre, Daniela Andana, Diana Amaral, Filipa Fortio, Inês Coimbra, Íris Fonseca, Larissa Mateiro, Maria João Mirco, Mariana Dias, Miguel Santos, Rafaela Gomes, Rita Judas
Duração: aprox. 16’
“ROOT” reúne intérpretes que fizeram parte do percurso da Companhia de Dança de Almada e que hoje regressam ao palco. Cada um carrega memórias, cheiros, cores e experiências que o tempo transformou, amadureceu e ressignificou.
Não são apenas bailarinos de um passado; são artistas que continuam vivos, apesar de seguirem hoje caminhos distintos e profissões diversas.
Nesta criação, cada nome próprio é coreografia, um corpo que guarda histórias, um gesto que ecoa a casa que foi e que, de certa forma, ainda é.
“ROOT” é reencontro, é revisitar, é habitar de novo a identidade artística que permanece intacta.
À Direção da Ca.DA e a todos os bailarinos, um profundo obrigada.
Obrigada pela confiança, pela entrega e pela generosidade em mergulhar novamente neste processo.
Sinto-me religiosamente grata por esta oportunidade e por poder partilhar convosco este momento tão especial.
Whispers of a shadow
Coreografia: Catarina Casqueiro & Tiago Coelho
Música: Apparat, Kaperotxip
Criação e edição musical: Tiago Coelho
Interpretação: Bruno Duarte, Filipa Pereira, Inês Barros, Lúcia Salgueiro, Mariana Romão, Raquel Tavares e Vítor Afonso
Duração: aprox. 14’
Num espaço onde o silêncio se transforma em movimento, um corpo avança, acreditando seguir o seu próprio caminho. No entanto, à sua volta, multiplicam-se presenças que não são mais do que as vozes que habitam o interior da sua mente. São sombras e memórias, desejos e medos, sussurros persistentes que moldam cada passo e desenham, invisivelmente, o contorno da sua existência.
Entre a fragilidade e a resistência, a peça revela a batalha silenciosa entre a liberdade e a manipulação interior, questionando até que ponto somos autores da nossa própria caminhada ou apenas intérpretes das vozes que nos habitam.
Albor
Coreografia: Bruno Duarte
Música: Rodrigo Cuevas & Raul Refree, Anna Caragnano & Donato Dozzy, Benjamin Wallfisch, UVB-76, Evgueni Galperine & Sacha Galperine, Daniela Lalita
Interpretação: Alunos da Ca.DA Escola - António Duarte, Eva Domingues, Joana Gonçalves, Leonor Costa, Leonor Ribeiro, Margarida Madaleno Rodrigues, Maria Lázaro, Mariana Torres, Marta Santos, Sara Figueiredo
Duração: aprox. 13’
Sabe-se que os insetos mudam de corpo. Há uma mudança, uma transformação, uma mutação de uma identidade para outra.
Sabe-se que certos mamíferos mudam a pelagem ao ritmo das estações.
Sabe-se que os girinos, ao crescer, assumem a forma de portentosos anfíbios.
Assim, também, o nosso corpo, quando dança, muda de pele. Atravessa a fronteira, ultrapassa a margem, assume os contornos de um ser que, - humano, sim -, quer deixar de o ser. Aumenta-se! Cresce.
Crescer não é, aqui, deixar de ser criança, é ser todas as idades ao mesmo tempo. É viver no instante da transição, suspenso no para sempre.
M.I.T.O. (Melodrama Implanted Temporary Optimism)
Coreografia: Margarida Belo Costa
Música: Green Lung, Meredith Monk, Delia Derbyshire, Mark Van Hoen, Mike Harding, Claudio Monteverdi, Bell Witch, MMMD, Monolord, Anna Von Hausswolff
Interpretação: Bruno Duarte, Filipa Pereira, Inês Barros, Lúcia Salgueiro, Mariana Romão, Raquel Tavares, Vítor Afonso.
Duração: aprox. 25’
Descobrir a felicidade é como procurar um unicórnio na floresta virtual: sabemos que existe mas... É uma espécie de frase feita que vive tatuada à superfície da pele e que nem sempre está à vista. É como tentar desvendar diariamente um mito silencioso e muito valioso. Será no contraste subjetivo que ela surge? Este estado fantasiado também poderá trazer felicidade?
Em jeito de remate
Coreografia: Ana Macara e bailarinos
Música original: Carlos Gomes
Interpretação: Bailarinos da Ca.DA - Bruno Duarte, Filipa Pereira, Inês Barros, Lúcia Salgueiro, Mariana Romão, Raquel Tavares e Vítor Afonso; Bailarinos convidados / Guest dancers: Alexandrina Nogueira, Catarina Vinagre, Daniela Andana, Diana Amaral, Filipa Fortio, Inês Coimbra, Inês Ribeiro, Íris Fonseca, Larissa Mateiro, Maria Inês Costa, Maria João Mirco, Mariana Dias, Miguel Santos, Rafaela Gomes, Rita Judas, Susana Rosendo; Alunos da Ca.DA Escola - António Duarte, Constança Lázaro, Eva Domingues, Fausto Tempera, Inês Janeco, Joana Gonçalves, Joaquim Vieira, Leonor Cantarinha, Leonor Costa, Leonor Ribeiro, Luísa Branco, Margarida Carlos, Margarida Cruz Rodrigues, Margarida Madaleno Rodrigues, Maria João Valente, Maria Lázaro, Maria Mora, Mariana Torres, Marta Santos, Rafaela Pascoal, Sara Figueiredo; Turma Alma Sénior / Ca.DA Escola - António Marques, Clarisse Lourenço, Dina Vitorino, Ermelinda Pedrosa, Joana Franco, Joaquim Vitorino, Joaquina Francisco, Maria Amélia Barros, Maria Amélia Leal, Maria Célia Pereira, Maria Filomena Almeida
Duração: aprox. 7'
A dança como ponto de convergência e partilha entre pares, entre gerações, entre princípios e objetivos. Espaço de encontro à volta de um interesse comum: Dançar e comunicar.
Figurinos: Bruno Duarte
Desenho de luz: Paulo Santos
Direção de ensaios: Maria João Lopes
Agradecimentos: SO.MA, Martinho Silva
Ana Macara foi bailarina e coreógrafa, trabalhou em projetos independentes como free lancer, dirigiu o “Grupo de Dança Atitudes e Movimentos” (1983-87) e posteriormente o “4º Colectivo” Companhia de Dança (2007-2014). Para a Companhia de Dança de Almada criou "Sol, Memória, Corpos de Luz", "Dependências", "Pulos na rua com os pés na Lua", "Asas e Carapaças, Hastes e Barbatanas" e "Elevado a 4", entre outras peças. Tendo completado mestrado e doutoramento, em 1989 e 1994, respetivamente, está aposentada como Professora Associada com Agregação, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa onde trabalhou de 1983 a 2016. Coordenadora do Departamento de Dança de 2002 a 2009 e do Mestrado em Artes Performativas da FMH-UTL de 2008-2014. Atualmente é investigadora do Instituto de Musicologia - Música e Dança (INET-MD) e do Centro de Estudos em Artes do Performativas da FMH - Universidade de Lisboa. Editou vários livros e publicou diversos artigos sobre dança, coreografia e educação artística. Em 2004 recebeu o Prémio Lawther da UNCG (EUA), pela sua carreira como profissional de Dança. Co-diretora Artística da Quinzena de Dança de Almada - Festival Internacional de Dança desde 1992 e consultora da Companhia de Dança de Almada desde 1990.
Bruno Duarte é doutorando em Arte Contemporânea na Universidade de Coimbra, mestre em Ensino de Dança e licenciado em Dança pela ESD. Foi intérprete no Grupo Experimental de Dança (2011/2) e no Quorum Ballet (2013). Integra a Companhia de Dança de Almada desde 2013. Foi coprodutor e intérprete nos videodança “P48” (2012) e "5" (2013), que ganhou o prémio de melhor videodança - escolha do público no InShadow . Participou em workshops e seminários de Mikael Fau e Pauline Journé (França), João da Silva (Brasil), Siri Dybwik (Noruega), Jack Gallagher (EUA) e David Zambrano (Venezuela), entre outros. Coreografou “Metamorfose” (2011/2), para a Culturgest, “someone else ago” (2013), para o programa BOXNOVA do CCB, “L’Veltro” (2016), em cocriação com Elson Marlon Ferreira, “Blömma” (2021) para a Estufa, e com a Companhia de Dança de Almada, "Riot" (2014), "Gaveston" (2016), “Fobos” (2017), “A Invenção da Resposta” (2018), em cocriação com Luís Malaquias, “SubRosa” (2018), “Inverno” (2019), “Noir”, “A Quiet Moment” (2020), e “Carbono” (2022). Nesta companhia, é ainda autor do projeto Laboratório Coreográfico Itinerante, para o qual criou "Dentro do Abraço" (2016) e “SCENA” (2022). Como coreógrafo e professor de dança integrou os projetos europeus CLASH! (2019/21) e Up2DANCE (2020/21). Lecionou workshops em locais como o Beijing Dance Theatre (China), Giro8 Companhia de Dança (Brasil), FreeDance (Croácia), DNA (Portugal). É professor convidado da Escola Superior de Dança (2016 e 2019), professor na Ca.DA Escola, e coreógrafo convidado no Projecto Quorum. Foi distinguido com o prémio Almada Artes - Jovem Talento, do Concurso Jovens Talentos 2019, promovido pela Câmara Municipal de Almada.
Catarina Casqueiro e Tiago Coelho formam um duo de dança contemporânea desde 2019, conhecido pela sua abordagem única e inovadora. Nos últimos anos, apresentaram as suas criações em vários festivais, tanto nacionais como internacionais, recebendo elogios da crítica e do público. Entre as suas atuações destacam-se a Quinzena de Dança de Almada (Lisboa, Portugal), o Masdanza (Canárias), o Concurso Internacional de Coreografia em Hanover (Alemanha) e o StrayBirds Dance Platform (Taiwan). Em 2021, foram convidados pela Companhia de Dança de Almada para criar o espetáculo de encerramento da Quinzena de Dança de Almada, onde estrearam "Deux Same". Em 2022, continuaram a solidificar o seu percurso artístico, apresentando ‘Matiik’ em palcos internacionais como a Jerusalem International Dance Competition (Israel) e o Daejeon New Dance International Festival (Coreia do Sul) e SoloDuo onde receberam prémio do Público. "Matomari No Nai" estreou no SoloDuo Festival em Colónia (Alemanha) e desde então tem sido apresentada internacionalmente. A peça foi apresentada na 31.ª edição da Quinzena de Dança de Almada (Portugal), no Concurso Internacional de Coreografia Linkage (Bulgária), onde conquistou o 3.º lugar e o Prémio do Público, e na Straybirds Dance Platform (Taiwan). Esta criação também conquistou o 1.º lugar no Concurso Internacional Prospettiva Danza Teatro em Pádua (Itália). Catarina e Tiago participaram ainda, no festival Teatri Riflessi na Sicília, onde ganharam sete prémios, incluindo o 1.º lugar, o Prémio do Público e o Prémio da Crítica. A sua digressão internacional continuou com apresentações em Sibenik (Croácia) e na Cidade do México. Recentemente, participaram na 29.ª edição do Festival MasDanza (Espanha), que lhes concedeu um convite para integrar o Festival Interplay em Turim, previsto para 2025. Em 2024 receberam apoio do European Fund for Emerging Artists em colaboração com a Companhia de dança de Almada para a criação da sua recente peça "Forget me not" apresentada na Quinzena de Dança de Almada e no Aerowaves em Sofia (Bulgária).
Inês Pedruco, em 2024, é fundadora e Diretora Artística do AZA Dance Program. É doutoranda na especialidade Dança, pela FMH e mestre em Ensino de Dança, pela ESD. Estudou nas Escolas de Dança Ana Mangericão do Conservatório Nacional, onde obteve o diploma com mérito de Bailarina Profissional (2002-09). Em 2009 foi semi-finalista do concurso internacional “Prix de Lausanne”, ganhando uma bolsa para a Joffrey Ballet School, em Nova York. Estudou com Sharon Eyal (2023); FoCo Technique - Yin Yue (2020/21) e KOVA Method - La Veronal (2019). Como intérprete, integrou a Companhia Quorum Ballet (2009/14), a Companhia Teatromosca (2014/15) e dançou com a Vortice Dance Company (2016). Entre 2017/19, foi professora ensaiadora de peças de Daniel Cardoso, Rui Lopes Graça, Olga Roriz e Miguel Ramalho. Em 2024 colaborou com a investigação da coreógrafa Sylvia Rijmer com o Método BL e interpreta "La Passion de Simone" com a Real Filharmonia de Galicia e a Maestrina Joana Carneiro. Jurada de Concursos de Dança: Concurso Municipal no Theatro Circo (2024); Dançarte (2022); Arte100Fronteiras (2022); Dance World Cup (2010). Coreografou para vários concursos, conquistando prémios de destaque e de mérito, e para a Companhia Júnior da Escola de Dança de Aveiro (2016), Pequena Companhia da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal / Jovens Coreógrafos, o espetáculo “24”, e “Again(st) Certain. Again(st) Even”, para a Companhia Jovem AnimaBallet (2019). Para a Companhia de Dança de Almada coreografou, em 2021, a peça para a infância “O fio da Macaquinha” e em 2022 uma co-criação com a Margarida Belo Costa para a ESD/IDI&CA “A pertinência dos seres” e ainda “ai Kulit” para o Projeto Quorum. Em 2023 criou para os alunos da ESD a “emocionalmente estranhos” e coreografou para a Companhia de Dança de Almada a peça “ShortCut”. Em 2024 estreia a peça "Crisálida" para a AnimaBallet, no Funchal.
Margarida Belo Costa é artista independente e tem desenvolvido, em simultâneo, o seu trabalho enquanto intérprete, coreógrafa e professora de dança. É licenciada e mestre em Ensino da Dança pela Escola Superior de Dança-IPL, e doutoranda em Estudos Artísticos - Arte e Mediações - NOVA FCSH. No ano letivo 2010/2011 foi reconhecida com a Bolsa de Mérito pelo IPL. Em 2024, foi-lhe atribuída a Medalha de Mérito Cultural pelo Município das Caldas da Rainha. Como intérprete, tem vindo a colaborar com várias entidades e artistas, com digressões nacionais e internacionais, destacando: Quorum Ballet, Teatro Mosca, Teatro Meridional, Teatro Nacional São Carlos, Companhia Paulo Ribeiro, Henrique Rodovalho, António Cabrita, São Castro, Marcos Morau - La Veronal, entre outros. Como criadora, tem apresentado as suas obras desde 2012, trabalhando de forma independente, com Companhias de Dança profissionais, Escolas de Ensino Artístico Especializado, projetos multidisciplinares de investigação. Colaborou com a Companhia de Dança de Almada, com a obra “P.s Carmen” (2018); com a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, com “Promise” (2018), “Apperception Plotline” (2022) e “FRACTAL” (2024) uma produção RTP2 e CPBC. Como criações independentes destaca: “displaced episodes” no CCB (2015); “Who do you want to be today?” (2016) e “Too Loud too Specific” (2018) em colaboração com Elson Ferreira; “Our Last View” Ravenna, Itália (2019) “Faustless” (2020), “Renova” - em colaboração com Nuno da Rocha - Renova Art Commissions (2021), e “Practices of Rebirth”, Cistermúsica (2023). Em 2024, cria o DOOR dance project, um projeto de criação coreográfica contemporânea, de formação artística e de mediação, que visa proporcionar um lugar de encontro entre o Ensino Artístico Especializado, o Ensino Superior e o meio profissional, com o apoio da Fundação Maria Magdalena de Mello.