Agenda

26 Jan. 2025;
10:30AM - 11:15AM
As cores do mar | oficina de movimento e exploração sensorial para famílias
09 Fev. 2025;
11:00AM - 11:30AM
“E agora?” | espetáculo-oficina
20 Fev. 2025;
02:30PM - 03:45PM
"Quimera" | Programa infantojuvenil ESTREIA
21 Fev. 2025;
10:30AM - 11:45AM
"Quimera" | Programa infantojuvenil ESTREIA
21 Fev. 2025;
02:30PM - 03:45PM
"Quimera" | Programa infantojuvenil ESTREIA

Newsletter

Eu concordo com a Política de privacidade

Partillha

Facebook TwitterGoogle BookmarksLinkedin

Bruno Duarte 500x500

Bruno Duarte

É doutorando em Arte Contemporânea na Universidade de Coimbra, mestre em Ensino de Dança e licenciado em Dança pela Escola Superior de Dança. Foi bailarino e performer no Grupo Experimental de Dança (2011/2) e no Quorum Ballet (2013). Integra a Companhia de Dança de Almada desde 2013. Foi coprodutor e intérprete nos videodança “P48” (2012), apresentado na 20.ª Quinzena de Dança de Almada, e "5" (2013), apresentado nos festivais Caldas Late Night (Portugal), L'art difficile de filmer la danse (Bélgica) e InShadow (Portugal), no qual ganhou o prémio de melhor videodança em concurso - escolha do público. Como criador, entre outras, apresentou as peças “Metamorfose” (2011/2), para a Culturgest, numa parceria com a ESD, “someone else ago” (2013), para o programa BOXNOVA do Centro Cultural de Belém, e com a Companhia de Dança de Almada, "Riot" (2014), “Fobos” (2017), “SubRosa” (2018), “Inverno” (2019), “A Quiet Moment” (2020), e “Carbono” (2022). Nesta companhia, é ainda autor do projeto Laboratório Coreográfico Itinerante, para o qual criou "Dentro do Abraço" (2016) e “SCENA” (2022). Participou em workshops e seminários de Mikael Fau e Pauline Journé (França), João da Silva (Brasil), Siri Dybwik (Noruega), Jack Gallagher (EUA) e David Zambrano (Venezuela), entre outros. Como coreógrafo e professor de dança integrou os projetos europeus CLASH! (2019/21) e Up2DANCE (2020/21). Lecionou workshops em locais como o Beijing Dance Theatre (China), Giro8 Companhia de Dança (Brasil), FreeDance (Croácia), DNA (Portugal), entre outros. É professor convidado da Escola Superior de Dança (2016 e 2019), professor na Ca.DA Escola, e coreógrafo convidado no Projecto Quórum. Foi distinguido com o prémio Almada Artes - Jovem Talento, do Concurso Jovens Talentos 2019, promovido pela Câmara Municipal de Almada.

 

foto carla albuquerque

Carla Albuquerque

Estuda dança clássica desde os sete anos. Teve formação clássica com os professores Michèle Destréez, Patrick Hurde, Ruth Silk e Mark de Graef. Mais tarde, estudou dança moderna, jazz, sapateado e dança contemporânea. Fez vários cursos de formação complementar em dança, como o Estágio Internacional de Dança de Lisboa, 14º Estágio da professora Barbara Fewster em Inglaterra, no Stage-Danse Monpellier, Master's Class em França, entre outros. Em 2002 concluiu a Licenciatura em Dança - Ramo de Educação, na Escola Superior de Dança. Desde então deu aulas de Dança Clássica, Dança Criativa e Música e Movimento para bebés em várias escolas, tendo desempenhado o cargo de Diretora Pedagógica na Academia de Dança de Lisboa, entre 2003 e 2005. Participou em vários cursos e seminários dedicados ao ensino da dança em idade pré-escolar e escolar entre os quais o Estágio Pedagógico dirigido pelo professor Alain Davesne, presidente da Association Française des Maîtres de Dance Classique, Movimento Improvisação e Ritmo do professor Edwin Gordon e A Dança no Ensino Obrigatório, orientado pelo prof Maurizio Padovan, entre outros. Desde 2005 que colabora com a Companhia de Dança de Almada, tendo coreografado, interpretado e coproduzido em parceria com M. J. Mirco e M. J. Bernardino os bailados “O Sonho da Princesa Clarice”, “A Floresta” e “A Cidade que era Cinzenta”. Desde 2005 é professora e coordenadora da Ca.DA Escola, da Companhia de Dança de Almada, desenvolvendo um trabalho de apoio a jovens criadores e incentivando os alunos a explorar e a desenvolver as dimensões criativa e estética, que considera tão importantes como a aprendizagem técnica. Em 2016 colaborou com a Associação de Professores de Educação Músical (APEM), na elaboração de tutoriais de movimento para o projeto Cantar Mais.

 

Ines Barros

Inês Barros

Natural de Alcobaça, iniciou os seus estudos na Academia de Dança de Alcobaça (2011-2019). Ao longo de 8 anos desenvolveu as técnicas de dança clássica, dança moderna (Técnica Graham) e dança contemporânea. Em 2019/20 entrou no ProjectoQuorum, tendo interpretado peças de Lua Carreira e Miguel Ramalho. Em 2020, ingressou na companhia jovem InTranzYt Cia, interpretando peças de Ana Casquilho, Fábio Lopez, Cristina Pereira e Vasco Macide, Tiago Manquinho, Ayano Tatekawa e Miguel Esteves. Em parceria com a Compagnie Illicite Bayonne, fez parte do elenco artístico do bailado “La Belle au Bois Dormant”, de Fábio Lopez. Em 2023, ingressa na Companhia de Dança de Almada, interpretando peças de Bruno Duarte, Tiago Manquinho, Martxel Rodriguez e Jon Lopéz, Inês Pedruco, Carolina Cantinho, Hugo Marmelada e São Castro. Atualmente leciona dança contemporânea (adultos) na Ca.DA Escola.

 

Ines Coimbra

Inês Coimbra

É mestre em Ensino em Dança e licenciada em Dança (2019) pela Escola Superior de Dança, de Lisboa. Iniciou o percurso na dança aos 6 anos, com Dança Clássica, e em 2010 ingressou no Curso Vocacional da escola da Companhia de Dança de Almada, Ca.DA Escola, o qual concluiu em 2018. No âmbito da licenciatura, trabalhou com Barbara Griggi, Sylvia Rijmer, Amélia Bentes, Vitor Garcia, Catarina Câmara, Francisco Pedro, Cristina Graça, Maria Ramos, e Jácome Filipe, Madalena Xavier, entre outros; ingressou no programa Erasmus+ na University of Chichester; participou no projeto "Compota à solta", com Paula Pinto (2018); e no projeto "A Filha do Tambor-Mor", no Teatro São Luiz (2019). Iniciou o percurso profissional no mesmo ano, com estágio da Companhia de Dança de Almada, no qual trabalhou com o coreógrafo Bruno Duarte nas peças "Fobos" e "Inverno". Atualmente, leciona Técnica de Dança Contemporânea e Expressão Criativa na Ca.DA Escola. 

 

Lucia Salgueiro

Lúcia Salgueiro

Natural de Almada, iniciou a sua formação em dança clássica e contemporânea na escola de Dança da Companhia de Dança de Almada. Em 2018, completa o ensino secundário do Curso de Formação de Bailarinos da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal - com principal enfoque nas técnicas de dança clássica e moderna Graham - onde integrou ainda a Pequena Companhia/Little Company, destacando o trabalho como intérprete em coreografias de Élson Marlon Ferreira, Inês Pedruco e Iolanda Rodrigues. Em 2018 muda-se para Londres para frequentar o curso de dança contemporânea da London Contemporary Dance School, terminando-o com mérito [BA (Hons)] em 2021. Destaca as coreografias do seu último ano de curso, “Dream Deprivation” de Yukiko Matsui e “Omniscient-Ego / Spiral / Law of Attraction” de Kloé Dean.

 

Luis Pulido

Luís Pulido

Nascido em 1978, iniciou formalmente os estudos musicais na Academia de Amadores de Música de Lisboa em 1999, onde concluiu o Curso Básico de Guitarra e as disciplinas de Formação Musical e Análise e Técnicas de Composição do Curso Secundário. Simultaneamente licenciou-se no curso Professores de Educação Musical do Ensino Básico na Escola Superior de Educação de Setúbal. Frequentou master-classes de guitarra clássicas com Dejan Ivanovic e Eduardo Isaac, e o Curso de Composição da Escola Superior de Música de Lisboa. É professor de guitarra clássica em regime livre e desde 2004 leciona a disciplina de educação musical.

 

foto MARIA FRANCO

Maria Franco

Natural de Almada, iniciou a sua formação em dança espanhola com Célia Neves. Em 1975 frequentou a Escola de Bailado da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 1979 concluiu o curso do Conservatório Nacional. Foi bolseira da Secretaria de Estado da Cultura, em 1986, nos Estados Unidos. Participou em diversos workshops de Dança Contemporânea, Jazz, Composição e Improvisação em Portugal e no estrangeiro, donde destaca de entre outros, o trabalho com Stephan Petronio, Carolyn Carlson, Malou Airaud, Zeca Nunes (ACARTE), Peter Gross, Joseph Russillono, Richard Levi, Michele Kadison, Joe Canteri, Jennifer Muller, Lenny Williams. Frequentou os seminários para professores promovidos pela Escola Superior de Dança, com Barbara Fewster, Diretora do Royal Ballet School, onde obteve os diplomas do 1º ao 8º curso (O.B.E. - F.I.S.T.D). Tem o diploma da Imperial Classical Ballet School. Foi bailarina do Grupo Experimental de Dança Jazz e da Companhia de Dança de Lisboa. De 1976 a 1998 leccionou na Academia Almadense, em Almada, onde formou e impulsionou a carreira artístico-profissional de numerosos jovens, com a criação do Grupo de Dança de Almada em 1990, atualmente Companhia de Dança de Almada. Fez parte do corpo docente do Estúdio Escola de Dança Clássica Anna Mascolo (1981-1983). Leccionou e assumiu a direção dos cursos de formação profissional na Companhia de Dança de Lisboa (1986-1988). Fez parte do corpo docente do Ginásio Clube Português, onde dirigiu a classe de representação de Dança Jazz (1984-2013). Desde 1990 que organiza diversas ações de formação, estágios, ateliers e workshops para crianças, jovens e adultos. Em 1998 fundou a escola da Companhia de Dança de Almada, atual Ca.DA Escola, da qual é diretora e professora.

 

ze bernardino 01

Maria José Bernardino

Nasceu em Almada em 1971. Em 1983 iniciou a sua formação em Dança na Academia Almadense com as professoras Teresa Resende e Maria Franco. Em 1985 integrou os cursos de formação profissional na escola de dança da Companhia de Dança de Lisboa. De 1990 a 1999 foi bailarina na Companhia de Dança de Almada, onde destaca o trabalho com Clara Andermatt, Amélia Bentes, Jordi Cortés Molina e Peter Michael Dietz. Frequentou o curso de iniciação Teatral em 1994 e foi intérprete e cocriadora de todas as peças de Maria João Garcia até 1998. Como bailarina independente fez parte dos trabalhos de Yolanda Alves "Dança com Lorca" e do projeto "Empty Box" juntamente com Cláudia Dias e Maria João Garcia. Foi bailarina da Associação Cultural Ninho de Víboras. Desde 1999 que leciona Dança Criativa, Clássica e Contemporânea na Ca.DA Escola, da Companhia de Dança de Almada.

 

 Mariana Dias

Mariana Dias

Iniciou a sua formação na escola da Companhia de Dança de Almada e licenciou-se na Escola Superior de Dança, passando pela Stockholms Konstnärliga Högskola (SKH) via Erasmus. Destaca, também, a sua formação em Flying Low e Passing Through com David Zambrano (2021). Como intérprete, trabalhou em projetos nacionais e internacionais com diferentes artistas como: Paula Pinto, Ângelo Cid Neto, Amanda Piña e Maja Dahbäck. Como criadora, cocriou "Em Laivo" (2020-2022), em parceria com Rafael Pinto, "Protorretrato" (2022), com Eva Aguilar e Bárbara Gomes, e "E DEPOIS ERAM DOIS" (2024), com Francisco Freire. É formada em Gestão/Produção das Artes do Espetáculo, pelo Forum Dança (2022), trabalhando como produtora para a Partícula Extravagante Associação Cultural e, pontualmente, para artistas como Mário Afonso e Amélia Bentes.

 

Raquel Tavares

Raquel Tavares

Natural de Lisboa, é mestre em Ensino de Dança integrado (2020/2022) e licenciada em Criação / Interpretação (2010/13) pela Escola Superior de Dança. Iniciou o seu percurso em dança clássica em criança, realizando vários níveis do método Royal Academy of Dance. De 2013 a 2015 realizou a formação Olga Roriz - Dança/Teatro, onde teve contacto com Olga Roriz, Sylvia Rijmer, Magalie Lanriot, Catarina Câmara, Paulo Reis, Marta Lobato, Maria Cerveira, entre outros. Simultaneamente, frequentou o projeto Quorum, onde dançou peças de Daniel Cardoso, São Castro, Inês Godinho, Jácome Filipe, e realizou aulas técnicas com Cláudia Sampaio e Margarida Belo Costa. Em 2015 apresentou o solo "Campo Estreito. Minado de Sombras", na BlackBox do CCB e em 2016, na 24.ª Quinzena de Dança de Almada. Ainda em 2015, trabalhou com Benvindo Fonseca, realizando um excerto da peça "Edzer". Em 2016, estagiou e deu aulas de repertório na Companhia Olga Roriz, durante a criação "Antes Que Matem Os Elefantes". No mesmo ano, integrou o projeto Contraste, da Associação Poveira Nós da Dança, onde dançou coreografias de Benvindo da Fonseca e de Gonçalo Lobato. Desde 2017 que é bailarina na Companhia de Dança de Almada, onde dançou peças de Bruno Duarte, Luís Marrafa, Margarida Belo Costa, Luís Malaquias, Julia Ehrstrand, Martxel Rodriguez e Jon López, Tiago Manquinho, Inês Pedruco, Carolina Cantinho e São Castro, tendo participado nas digressões nacionais e internacionais. Enquanto professora, iniciou o seu percurso em 2013, dando aulas em várias escolas de dança clássica, dança contemporânea, dança criativa, composição coreográfica e de repertório. É professora do Ensino Artístico Especializado na Ca.DA Escola desde 2020.

 

foto rita judas

Rita Judas

Natural de Lisboa, iniciou os seus estudos em dança na Academia de Dança de Almada com a professora Maria Franco, formou-se na Escola de Dança do Conservatório Nacional e na Escola Superior de Dança, e obteve pós-graduação de Treino em Dança pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. É mestre em Práticas Culturais para Municípios pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Iniciou a carreira como bailarina na UPE Dança em 1987, com o coreógrafo Vasco Wellenkamp. Foi bailarina e coreógrafa da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo (1998-2007), tendo sido responsável pelos programas pedagógicos da companhia de 2001 a 2006. Como bailarina e co-coreógrafa, participou no projecto da Companhia CIM (Companhia Integrada Multidisciplinar), em colaboração com a Associação VO'Arte (da qual foi cofundadora) e a Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral. Participou no projecto BY- PASS (workshop de Arquitectura em Diálogo com o corpo em movimento) sob a orientação de Rui Horta, em Portugal e na Alemanha. Deu início à carreira de professora em 2009. Foi formadora de movimento criativo e dança contemporânea, no projecto de criação do Centro de Experimentação Artística do Vale da Amoreira. É atualmente professora de dança clássica, barra de chão, dança criativa, dança contemporânea, expressão criativa e composição coreográfica em colégios privados, escolas públicas, coletividades, Escola Dança Next e Ca.DA Escola.

 

Susana Matos BrunoSimao 500x500 pb

Susana Matos

Natural de Lisboa, inicia os seus estudos de dança aos 6 anos de idade com a professora Vera Varela Cid e mais tarde com Igor Ivanoff. Entre 1986 e 1990, frequentou o Curso de Formação de Profissionais de Dança na Fundação Calouste Gulbenkian e em 1990 entrou para a Escola de Dança do Conservatório Nacional, concluindo a formação em 1992, ano em que integrou o elenco artístico da Companhia Nacional de Bailado. É Mestre em Ensino de Dança (2021) e Licenciada em Dança – Ramo da Educação, pela Escola Superior de Dança (2001). Em 2013 concluiu o Curso da Royal Academy of Dance (CBTS) em Ballet Teaching Studies. Para além da sua atividade como bailarina na CNB, tem lecionado ao longo dos anos técnica de dança clássica, pontas e repertório em diversas escolas e academias de dança, e foi assistente convidada nas disciplinas de técnica de dança Clássica, análise de vocabulário, práticas educativas e condição física na Escola Superior de Dança entre 2018 e 2023. Participa, desde janeiro de 2024, no Programa de Aproximação à Dança da CNB com masterclasses de pontas e de repertório clássico em escolas de dança de ensino artístico especializado e de ensino lúdico/livre. Colabora desde janeiro de 2022 como professora convidada na Companhia Quorum Ballet, desde abril de 2023 nas aulas de técnica de dança clássica nos Estúdios Victor Córdon, e desde setembro de 2023 como professora de técnica de dança clássica no curso de ensino artístico especializado de dança na escola da Companhia de Dança de Almada.

 

foto Susana Rosendo 450x450

Susana Rosendo

Nasceu em 1980 e iniciou a sua formação em dança com o método Royal. Frequentou a escola de dança do Conservatório Nacional e foi aluna da professora Maria Franco na Academia Almadense. Licenciada em Educação de Infância, trabalhou em diferentes infantários, tendo sido orientadora de estágios pelo Instituto Piaget. Participou no projeto europeu UP2DANCE (2021/2022). Frequentou o Curso de Formação para Professores de Dança Clássica, organizado pelos Estúdios Vítor Cordon e a Professora Luísa Carles em 2020 e 2021. Em 2021, teve formação e certificação no método Progressing Ballet Technique (PBT). Frequentou em 2022 a pós-graduação de Treino em Dança, na Faculdade de Motricidade Humana, sob a orientação do professor Luís Xadrez. Na Companhia de Dança de Almada participou em vários projetos artísticos como intérprete, formadora e como orientadora de ateliers de expressão corporal para crianças, seniores e pessoas portadoras de deficiência. Durante mais de 20 anos, tem desenvolvido variados projetos com entidades como Zarabatana ou Praznik. Recebeu formação no método ABA, tendo trabalhado com crianças dentro do espetro do autismo por 5 anos. Em parceria com a professora de música Maria João Costa, orientou ateliers de música e movimento para bebés. Atualmente é professora de dança na Ca.DA Escola para crianças, jovens e seniores e dinamiza ateliers de movimento junto da comunidade. Em 2017, com Ângela Ribeiro, cria a EmbalArte, grupo de teatro para bebés e 1ª infância, com a peça “De Lés a Lés Saberás Quem És”, para a qual também criou "As voltas que a Terra dá" em 2019, "Do pé para a mão" em 2020, o “Abrigo” em 2022 ( projeto de dança e formas animadas para seniores e jovens) e “E agora?” em 2024. Desde então que percorre o país apresentando estes projetos e oficinas de expressão criativa.

Contactos

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11

2800-163 Almada, Portugal

Tel: +351 212 583 175

E-mail: geral(@)cdanca-almada.pt

Seg. a sex., 10:00 às 13:00 | 14:30 às 18:00

Ca.DA Escola

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11

2800-163 Almada, Portugal

Tel: +351 212 500 145

E-mail: escola(@)cdanca-almada.pt

Seg. a sex., 16:00 às 20:00

Quinzena de Dança de Almada International Dance Festival

E-mail: quinzena(@)cdanca-almada.pt

Financiamento

REPUBLICA PORTUGUESA CULTURA branco

dgartes horizontal PB cinza fundos escuros