27 Set. 2025; 12:00AM 33.ª Quinzena de Dança de Almada - International Dance Festival |
27 Set. 2025; 12:00AM 33.ª Quinzena de Dança de Almada - International Dance Festival |
27 Set. 2025; 12:00AM 33.ª Quinzena de Dança de Almada - International Dance Festival |
27 Set. 2025; 12:00AM 33.ª Quinzena de Dança de Almada - International Dance Festival |
27 Set. 2025; 12:00AM 33.ª Quinzena de Dança de Almada - International Dance Festival |
27 Set. 2025; 12:00AM 33.ª Quinzena de Dança de Almada - International Dance Festival |
27 Set. 2025; 12:00AM 33.ª Quinzena de Dança de Almada - International Dance Festival |
27 Set. 2025; 12:00AM 33.ª Quinzena de Dança de Almada - International Dance Festival |
12 Out. 2025; 06:00PM - "Echoes Of Your Loss" (estreia) + “Un-Follow” |
17 Out. 2025; 09:30PM - 10:20PM "The Process of Burning in Reverse" |
Na semana de 27 a 30 de maio, a Companhia de Dança de Almada recebeu a visita de alunos de várias escolas da Junta das Freguesias de Laranjeiro e Feijó, a quem foram mostrados os primeiros esboços da nova criação de Bruno Duarte, "Inverno", a estrear em novembro próximo na Bienal da Máscara – Mascararte, em Bragança, em coprodução com o Teatro Municipal de Bragança.
A Quinzena de Dança de Almada começou a revelar os trabalhos selecionados para a Mostra de Videodança da edição de 2019.
A Companhia de Dança de Almada está a organizar a 28ª edição da Quinzena de Dança de Almada - International Dance Festival, um vasto fórum para apresentação, intercâmbio e divulgação da Dança Contemporânea, a apresentar em Almada (Lisboa, Portugal) em setembro / outubro 2020.
A convite e em coprodução com o Teatro Municipal de Bragança, a Companhia de Dança de Almada está em Residência Artística nesta cidade, para ultimar a criação do novo espetáculo do seu reportório, Inverno.
No passado dia 2 de dezembro, em Colónia/Alemanha, a coreógrafa Carla Jordão recebeu o prémio Kölner Tanz- und Theaterpreise 2019, atribuído pela fundação Stiftung Kultur à criação "A Universal Weakness".
Bruno Duarte, coreógrafo, professor e bailarino na Companhia de Dança de Almada, recebeu o prémio Almada Artes - Jovem Talento do Concurso Jovens Talentos 2019, promovido pela Câmara Municipal de Almada.
No âmbito do projeto europeu CLASH! - When Classic and Contemporary Dance Collide and New Forms Emerge, a Companhia de Dança de Almada tem em preparação um seminário interno dirigido a bailarinos, formadores e alunos avançados da Ca.DA Escola, com o objetivo de repensar a formação e treino do bailarino contemporâneo.
No próximo mês de fevereiro, a Companhia de Dança de Almada procede à anual abertura dos estúdios para a visita de grupos de estudantes (a partir do 1º. ciclo do ensino básico), utentes de associações culturais e de solidariedade social e/ou residentes em lares para a terceira idade.
©Joaquim Leal
A convite do coreógrafo Benvindo Fonseca, a escola da Companhia de Dança de Almada participou no projeto coreográfico "MISSA CRIOULA", promovido pela Companhia Poveira Nós da Dança.
No âmbito do projeto europeu “CLASH! - When classic and contemporary dance collide and new forms emerge”, a Companhia de Dança de Almada está a desenvolver uma série de atividades dirigidas ao desenvolvimento de públicos de dança.
No próximo dia 6 de março, a Companhia de Dança de Almada estreia a nova criação de videodança, "Sete Dias de Inverno". Com realização de Henrique Pina e coreografia de Bruno Duarte, este trabalho foi filmado integralmente em Bragança, nas freguesias das juntas de Pitões das Júnias e de Aveleda e Rio de Onor.
A escola da Companhia de Dança de Almada voltou a qualificar-se para a final do Dance World Cup, este ano a realizar-se em Roma, de 26 de junho e 4 de julho de 2020.
Na sequência da suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais nas escolas de todos os níveis de ensino, decretada ontem pelo Governo de Portugal, face ao Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença por Coronavírus (Covid-19) e das orientações da Direção-Geral da Saúde, a direção da Ca.DA Escola informa que a partir de hoje (inclusive), estão suspensas, até 13 de abril, as aulas presenciais de todos os cursos.
Em virtude da Declaração de Situação de Alerta que abrange todo o território nacional, até ao dia 9 de abril de 2020, informamos que a equipa da Companhia de Dança de Almada encontra-se a trabalhar a partir de casa.
Em tempo de recolhimento, disponibilizamos um video documentário de Marta Tavares, que visita um pouco do trabalho desenvolvido pela Companhia de Dança de Almada, dando a conhecer o seu papel no seio da comunidade almadense e na dança em Portugal.
Devido ao momento único que vivemos, a 29 de abril a Companhia de Dança de Almada assinala o Dia Mundial da Dança com eventos à distância, num programa que se apresenta em diferentes plataformas online.
A escola da Companhia de Dança de Almada tem inscrições abertas para audições a alunos que queiram frequentar o Ensino Artístico Especializado em Dança no ano letivo 2020/2021, no regime de ensino articulado.
Ainda em tempo de recolhimento e de distanciamento social, de 29 de maio a 4 de junho próximos a Companhia de Dança de Almada disponibiliza online o espetáculo do seu repertório "Dentro do Abraço", coreografado por Bruno Duarte.
No próximo dia 2 de agosto a Companhia de Dança de Almada apresenta um excerto do espetáculo "The Art of Losing", de São Castro, na edição especial do festival SoloDuo NRW + friends, realizado em Colónia, Alemanha.
A Dança é para qualquer idade e sem qualquer tipo de restrição. É benéfica não apenas como atividade lúdica, mas também no que diz respeito ao bem-estar físico, psicológico e social. Como forma de arte, tem potencialidades expressivas e artísticas possíveis de adequar a uma população generalizada, de diferentes grupos etários. No processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento integral do futuro adulto, as disciplinas artísticas, e a Dança em particular, são consideradas pelos especialistas como uma componente preciosa e estão contempladas nos programas do ensino básico.
De acordo com as atuais estratégias europeias, a cultura e a saúde física e mental são bens e direitos fundamentais na vida das pessoas e devem ser apoiados por ações eficazes. Consciente deste aspeto, a Companhia de Dança de Almada (Ca.DA) mantém, enquanto associação cultural, a responsabilidade de contribuir diretamente para o desenvolvimento comunitário do concelho que a alberga.
Nesse sentido, pretende intervir com a realização de um projeto direcionado para crianças, jovens e seniores, grupos da população que considera requererem uma atenção especial no atual contexto social e cultural.
Procura também responder à crescente necessidade da própria Ca.DA, em se envolver em ações de intervenção social, implementando programas e estratégias adequados ao atual contexto comunitário, nomeadamente, a inclusão social e o desenvolvimento saudável não só de crianças e jovens, mas também de pessoas pertencentes a faixas etárias de mais idade.
Tendo em conta estes desafios, o projeto “Dança para todos” destina-se a escolas e associações culturais e de solidariedade social – de apoio a crianças, jovens, famílias; de integração social e comunitária; de proteção na velhice - associações de doentes ou pessoas portadoras de deficiência, associações de imigrantes, entre outras. Tem como estratégia de intervenção promover visitas da Ca.DA às instituições e, ao inverso, promover visitas dos alunos ou utentes das instituições às suas instalações e/ou aos teatros onde atua.
Nas instalações das instituições, de acordo com as suas necessidades específicas, são realizadas aulas de dança (em formato de atelier), apresentações informais de adaptações/excertos das peças do reportório da Companhia de Dança de Almada, ou laboratórios coreográficos associados ao projeto “Dentro do Abraço”.
Por seu turno, nas instalações da Ca.DA ou nos teatros, de acordo com o calendário de atividades da Companhia, os alunos e utentes das instituições podem assistir a momentos do processo de criação, ensaios e conversas com bailarinos e criadores, ou fazer aulas de dança em grupo.
Em suma, “Dança para todos” visa dar um contributo para a inclusão sóciocultural, a educação pela arte, a reabilitação e a promoção da saúde, na perspetiva de poder colaborar para a manutenção de uma comunidade cada vez mais ativa.
O projeto "Dança para todos" tem os seguintes objetivos:
Contacte a produção da Companhia de Dança de Almada para mais informações:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
O Laboratório Coreográfico Itinerante é um projeto idealizado para proporcionar à comunidade a experiência de contacto direto com um processo de criação artística de uma peça de dança contemporânea.
Os participantes, a selecionar entre os utentes de associações culturais e de solidariedade social - apoio a crianças, jovens, família, integração social e comunitária e proteção na velhice - associações de doentes ou pessoas portadoras de deficiência, associações de imigrantes, entre outras, serão convidados a tornar-se elementos ativos na construção de um espetáculo profissional original, que partirá da sua realidade, partilhando o palco com um grupo de artistas profissionais, que temporariamente se integram na sua comunidade e orientam laboratórios coreográficos.
Este é um trabalho que dá continuidade àquele que tem vindo a ser desenvolvido pela Companhia de Dança de Almada – entidade promotora do projeto – no âmbito da inclusão social, com um grupo de afrodescendentes do concelho de Almada, nomeadamente através da dança-educação, estimulando os participantes para o movimento, tendo como base as suas próprias vivências.
A itinerância do projeto assenta na perspetiva de continuidade, concretizando este trabalho com associações de todo o país, de forma a chegar ao máximo de intervenientes e públicos, e sobretudo pela vantagem de sustentar o conhecimento, a criatividade e a inovação entre os que participam, e incentivar a mobilidade e intercâmbios produtivos entre culturas e identidades culturais locais e nacionais.
Partindo de um prévio encontro entre a Companhia de Dança de Almada e a associação ou comunidade participante, em que se irão estabelecer não só responsabilidades, horários e questões logísticas, procurar-se-ão pontos essenciais da cultura e identidade da comunidade para que, mais tarde, sejam trabalhados e inseridos no produto final, potenciando um resultado singular, enraizado e indissociável do grupo cocriador.
Tendo em conta a possibilidade de ausência de práticas corporais dos elementos da comunidade, procurar-se-á, durante o laboratório, construir uma coreografia a partir da movimentação quotidiana do corpo, explorando e combinando o gesto com as contribuições pessoais dos participantes e estabelecendo relações coreográficas, físicas e verbais entre os intérpretes e os elementos musicais/cénicos. Exclui-se, portanto, a necessidade de um conhecimento técnico em dança, o que torna propensa a exploração interpretativa e da presença em palco de pessoas que provavelmente nunca tiveram essa oportunidade no âmbito da dança contemporânea. Torna-se assim especial, exatamente pela forma como o corpo reage à novidade, dando espaço à experimentação e apropriação do espaço performativo, criando novas perspetivas face ao que é o espetáculo e, no fundo, as artes performativas.
A partir de uma partitura coreográfica construída em cocriação pela equipa artística da Companhia, que não é um produto estanque mas uma linha orientadora do trabalho que será depois desenvolvido nos laboratórios, criar-se-ão com as comunidades quadros coreográficos que incluam não só o seu movimento, mas também a sua cultura: música, histórias, tradições, etc; e que, inseridos nessa base coreográfica geral, criará um espetáculo original que, por esta caraterística de volatilidade, será completamente diferente entre instituições e zonas do país, tendo sempre caraterísticas de uma estreia.
Propõe-se, assim, um projecto com três dimensões essenciais – a artística, que assenta na integração e experimentação de um projeto artístico pleno e, de todas as formas, pessoal e interpessoal; a social, expressa na busca de uma integração social e exploração afetiva dos intervenientes; e a pedagógica, manifesta na aquisição de conhecimentos técnicos em relação à produção das artes performativas e, mais especificamente, da dança contemporânea.
O projeto tem os seguintes objetivos:
Dentro do Abraço | Laboratório Coreográfico Itinerante - I edição
Em termos de contexto temático, optou-se pela transversalidade das memórias afetivas – De onde venho e quem sou? Quem sou em relação ao outro? De que modo um abraço funciona como uma terapia?
Este abraço como cura, será a base dos estímulos ao movimento, pela interessante forma como um movimento quotidiano simples pode ter um tão significativo número de leituras e ser utilizado como metáfora para problemas transversais, não só a estas comunidades mas a todo e qualquer ser humano.
SCENA | Laboratório Coreográfico Itinerante - II edição
Este será um trabalho onde se cruzam as memórias reais dos bailarinos e dos participantes da comunidade, aqui também performers, acerca do teatro enquanto espaço físico, prática e conceito. Em “SCENA”, o palco deixa de ser apenas um espaço em que se suspende a realidade e assume o papel de uma caixa de memória, numa celebração da farsa e do artifício.
Contacte a produção da Companhia de Dança de Almada para mais informações:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
A Companhia de Dança de Almada está a organizar uma mesa-redonda sobre a “Profissionalização do Bailarino: O papel das Escolas de Formação Artística Especializada em Dança”, que será realizada com transmissão via Zoom (https://zoom.us/j/7865700512 | ID: 786 570 0512), dia 22 de julho, das 18h às 20h (hora em Portugal).
No próximo dia 1 de setembro abrem as inscrições para novos alunos que queiram frequentar os cursos livres de dança ou o Curso Vocacional da Ca.DA Escola.
No ano em que comemora 30 anos de atividade, a Companhia de Dança de Almada procurou ultrapassar as dificuldades da época em que vivemos e manter a organização da 28ª. Quinzena de Dança de Almada, empenhando-se em corresponder às expetativas do público, continuar a surpreender com novos espetáculos e eventos, alguns em novos formatos, criando ou mantendo as indispensáveis condições de segurança para participantes e assistência.
No próximo dia 14 de novembro, às 15:00 (GMT | hora de Lisboa), é apresentado oficialmente o eBook produzido no âmbito do projeto europeu CLASH! When classic and contemporary dance collide and new forms emerge, que tem como objetivo desenvolver estratégias de Capacitação Profissional e enfrentar em conjunto as questões relacionadas com as suas três áreas macro: Formação de Bailarinos; Desenvolvimento de Públicos; Marketing e Comunicação.
Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11
2800-163 Almada, Portugal
Tel: +351 212 583 175
E-mail: geral(@)cdanca-almada.pt
Seg. a sex., 10:00 às 13:00 | 14:30 às 18:00
Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11
2800-163 Almada, Portugal
Tel: +351 212 500 145
E-mail: escola(@)cdanca-almada.pt
Seg. a sex., 16:00 às 20:00
E-mail: quinzena(@)cdanca-almada.pt