Criação de Inês Pedruco
Estreada a 30 de setembro de 2023, no Teatro Municipal Joaquim Benite, na programação da Quinzena de Dança de Almada - International Dance Festival
43' | M/6
Inspirada em alguns contos do livro "Short Movies" de Gonçalo M. Tavares, "ShortCut", talvez seja uma visita ao interior de alguém. "ShortCut", conta-nos várias histórias, mas foca-se numa só, que dentro dela tem todas as outras, mas é única.
Um SOM. Um som é o que basta. É o que basta para acionar uma memória. É bom ter memórias. São elas que nos lembram que existimos, que fomos o que somos hoje, ou não. Memórias boas, memórias más… Constituem o eu que eu habito, e só eu sei o eu que eu habito. Eu consigo navegar por dentro de mim, e saber cada bocado do que vivi.
E se fosse possível ver o eu que cada um habita?
Um som foi tudo o que bastou para entrarmos sem permissão no seu interior. No interior que só quem habita conhece, na história que só quem a viveu sabe. A história que não foi contada, nem partilhada, nem ultrapassada. Esta história foi vivida no singular.
O som de um tabuleiro caído das suas mãos, das suas mãos de empregada destrambelhada, foi tudo o que bastou, para nos transportar, para os fazer lembrar da semelhança entre este som e o som de uma granada. Uma granada que outrora rebentou perto do coração de alguém que já nos foi próximo, de alguém que amámos, de alguém que partiu sem aviso prévio…
"ShortCut" parece-nos falar sobre uma guerra.
Sobre a pior guerra que podemos travar.
A guerra com o eu que habitamos.
A guerra com os medos que habitam em nós.
Guerras e medos, nos caminhos que faço dentro das minhas memórias.
Rafael Barreto
Conceito e coreografia: Inês Pedruco
Apoio à dramaturgia: Rafael Barreto
Figurinos e cenografia: Carlota Machado e Joana Veloso
Apoio à cenografia: Catarina Marques
Música: Alonso Lobo, Tenebrae e Nigel Short; Billie Holiday; Dictaphone; Dinah Washington; Nina Simone; Otis Redding
Montagem musical: Jorge Silva
Desenho de luz: Hugo Franco – Stageplot
Direção de ensaios: Maria João Lopes
Interpretação: Bruno Duarte, Inês Barros, Lúcia Salgueiro, Luís Malaquias, Mariana Romão, Raquel Tavares e Vitor Afonso
Agradecimentos: Isabel Ribeiro, José Pacheco e Adway
Inês Pedruco é doutoranda em Motricidade Humana, especialidade Dança, pela Faculdade de Motricidade Humana e mestre em Ensino de Dança, pela Escola Superior de Dança. Iniciou os estudos em dança na Escola de Dança Ana Manjericão, obtendo os diplomas da Royal Ballet School. Foi aluna da Escola de Dança do Conservatório Nacional, onde obteve o diploma com mérito de Bailarina Profissional (2002-09). Em 2009 foi semi-finalista do concurso internacional “Prix de Lausanne”, onde ganhou uma bolsa para a Joffrey Ballet School, em Nova York.
Como intérprete, integrou a Companhia Quorum Ballet (2009/14), a Companhia Teatromosca (2014/15) e a Vortice Dance Company (2016/18). Participou no projeto de investigação Movement Study and Research “A BlackBox Arts&Cognition”, com a coreógrafa Sylvia Rijmer e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Em 2019 foi convidada a participar no espetáculo “Nous – Inner Perception”, e como ensaiadora, remontou o bailado “Swan Lake”, ambos do coreógrafo Daniel Cardoso (2016). Entre 2017/19, foi professora ensaiadora de peças de Miguel Ramalho, Rui Lopes Graça e Olga Roriz, entre outros autores.
Como criadora, coreografou solos e trios em contexto competitivo: XXVII International Ballet Competition Varna (Bulgária), European Grand Prix (Viena), TanzOlymp (Berlim), Festival de Dança do Norte, conquistando prémios de destaque e de mérito; com a Companhia Júnior da Escola de Dança de Aveiro (2016); com a Pequena Companhia da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal / Jovens Coreógrafos, o espetáculo “24”, e “Again(st) Certain. Again(st) Even”, para a Companhia Jovem AnimaBallet (2019). Para a Companhia de Dança de Almada coreografou, em 2021, a peça para a infância “O fio da Macaquinha”.
Rafael Barreto, Lisboa, 1993. Fundador da companhia Lugar Comum. Professor de dança e bailarino, destaca os trabalhos com Jácome Filipe, Catarina Courinha, Patrícia Henriques e Rita Spider. Em 2011, conclui o Curso Profissional de Artes do Espetáculo, em Interpretação, na Escola Secundária de Gil Vicente. No ano seguinte, frequenta o 1.º ano da Licenciatura em Teatro, na Escola Superior de Teatro e Cinema - Ramo Atores. Em teatro, salienta os trabalhos com Teatroesfera, Teatro Do Elétrico, Artistas Unidos, teatromosca, UAU e 'Dobrar - Núcleo Artístico, com direção de Ana Lázaro. Como diretor de movimento assina vários projetos, como “Apatia”, “Efeito Berbereta”, “Sem Título” e “Não vais entrar?”.
No trabalho desenvolvido com crianças e jovens destaca o trabalho no CAF - Centro de Artes e Formação do Bairro da Cruz Vermelha, no CAF da Escola de S. Vicente e no Conservatório de Música e Artes do Dão, em Santa Comba Dão, onde dirige o curso livre de teatro musical e o projeto MUD'ARTE.
Contacte a produção da Companhia de Dança de Almada para a apresentação desta criação (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).