Newsletter

Eu concordo com a Política de privacidade

Partillha

Facebook TwitterGoogle BookmarksLinkedin

news up2dance abr21

A Companhia de Dança de Almada continua envolvida no projeto europeu Up2DANCE. Entre 12 e 15 de abril de 2021, decorreu o quarto workshop de formação entre pares, organizado online pelo ICK Dans Amsterdam. Desta vez, os objetivos do trabalho foram, em primeiro lugar, analisar métodos de treino de bailarinos e a documentação sobre o trabalho artístico relacionado com esse treino, a fim de identificar as principais qualidades e capacidades que se esperam dos bailarinos. O segundo objetivo foi apresentar e discutir os papéis do bailarino, professor de dança, coreógrafo e ensaiador.

Estes workshops entre pares são uma parte essencial do projeto Up2DANCE. Organizados pelas companhias de dança parceiras, têm como objetivo facilitar o intercâmbio de boas práticas, contribuindo para a produção de um Manual de Boas Práticas que será um dos resultados tangíveis do projeto.

Sobre o organizador deste workshop

O International Choreographic Arts Centre (ICK) é uma plataforma de dança contemporânea fundada em 2009 por Emio Greco e Pieter C. Scholten. Esta companhia de dança da cidade de Amsterdão é construída sobre três pilares: ICK-Company (produz espetáculos de dança internacionais), ICK-Artist Space (apoia novos criadores) e ICK-Academy (estimula projetos de educação e pesquisa). A companhia ICK é complementada por uma empresa júnior: ICK Next. A partir de 2021, o ICK Artist Space passa a ser a produtora de Amsterdão para a dança contemporânea.

Destaques do programa

O facilitador de todo o workshop Up2DANCE foi a pesquisadora Suzan Tunca:

  • Todas as manhãs foi oferecida uma aula de “Double Skin / Double Mind” por Suzan Tunca. Abaixo, pode-se ler mais sobre o método DS / DM fundado por Emio Greco e Pieter C. Scholten.
  • Segunda-feira, dia 12, das 15:00 às 16:15: Partilha de uma aula prática de dança contemporânea, combinando diferentes técnicas de forma pessoal. O responsável desta prática foi Bruno Duarte - Bailarino e Coreógrafo da Companhia de Dança de Almada.
  • Terça-feira , dia 13, das 13:15 às 14:30: Partilha de uma aula prática de “Spiritual Body”. O responsável por esta prática foi Valerio Longo - Balletto di Roma.
  • Quinta-feira, dia 15 e sexta-feira, dia 16, das 13:15 às 14:45: Palestra e workshop sobre o “Toolkit Sensorium” pela coordenadora artística da Academia e Professora de Dança Kelly Hirina - ICK Dans Amsterdam.

Sobre a equipa da ICK

Suzan Tunca é pesquisadora e professora de dança. Os elementos essenciais em dança são “confiar uns nos outros”, “como fazer a diferença na transmissão da mensagem de uma coreografia” e “descobrir a sensibilidade do corpo e as possibilidades que tem". Que técnicas de dança se podem usar para isso? Quais os ingredientes dos quais um bailarino não pode prescindir e que também podem ser aprendidos no mundo exterior da dança.
Kelly Hirana é coordenadora artística do ramo de educação artística do ICK e ex-bailarina do ICK. Ela também é uma ávida professora de dança, Pilates e ioga. Kelly usa uma variedade de métodos pedagógicos que ajudam os alunos a sentir-se confortáveis e seguros na sala de aula, criando motivação para "aprender", e alcançar assim os seus objetivos de aprendizagem.

Sobre o método de Double Skin / Double Mind

Double Skin / Double Mind (DS / DM | Pele Dupla / Mente Dupla) é o método de dança de Emio Greco e Pieter C. Scholten. Leva o praticante a descobrir a sensibilidade do seu corpo através dos princípios básicos de Respirar, Saltar, Expandir e Reduzir. É necessário estar sensível às possibilidades que surgem do próprio corpo ao criar o material coreográfico. O método é, portanto, a base de todos os trabalhos de Greco e Scholten.

“DS / DM é uma forma de preparar o corpo para a dança que é inerente ao nosso pensamento e imaginação. Implica uma conexão com as nossas próprias escolhas, também durante a improvisação com outros elementos e materiais coreográficos. A experiência cria uma condição de abertura, não é algo fixado por regras que dizem: é assim que deves dançar. É o contrário, usa-se o método, e este pode ser contraposto num campo aberto de intervenção e manipulação.”
Emio Greco

Mais sobre Up2DANCE

Up2DANCE (2019-2021) é um projeto Erasmus+, que visa harmonizar conhecimentos, competências e aptidões na profissão de dança e na educação em dança a nível europeu. O objetivo é aumentar a mobilidade dos profissionais de dança na Europa.

Este projeto é uma colaboração entre Balletto di Roma (Itália), Derida Dance Centre (Bulgária), Polish Dance Theatre (Polónia), ICK Dans Amsterdam (Holanda), Companhia de Dança de Almada (Portugal) e Magenta Consultoria Projects (Espanha), co-financiado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia.

Para obter mais informações e atualizações, siga a página do Facebook @up2danceproject

Contactos

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11

2800-163 Almada, Portugal

Tel: +351 212 583 175

E-mail: geral(@)cdanca-almada.pt

Ca.DA Escola

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11

2800-163 Almada, Portugal

Tel: +351 212 500 145

E-mail: escola(@)cdanca-almada.pt

Seg. a Sex., 16:00 às 20:00

Quinzena de Dança de Almada International Dance Festival

E-mail: quinzena(@)cdanca-almada.pt

Financiamento

REPUBLICA PORTUGUESA CULTURA branco

dgartes horizontal PB cinza fundos escuros