Agenda

No events

Newsletter

I agree with the Privacy policy

Partillha

Facebook

Up2Dance 637x232

A Companhia de Dança de Almada está presentemente envolvida no projeto Up2DANCE, cujo principal objetivo é promover o intercâmbio de colaboração de boas práticas a nível da União Europeia, em particular no que diz respeito ao desenvolvimento de capacidades específicas para as profissões de dança, hoje e no futuro. Este projeto é resultado de uma colaboração entre Balletto di Roma (Itália), Derida Dance Centre (Bulgária), Magenta Consultoria (Espanha), Polish Dance Theatre (Polónia), ICK (Holanda) e Companhia de Dança de Almada (Portugal).

A Dança Contemporânea atravessa uma época de enorme vitalidade, com o surgimento e implantação de muitos projetos inovadores e marcantes no meio artístico europeu, sobressaindo nos mais diversificados palcos e impulsionada pelas redes sociais e meios de comunicação mais atentos às atividades culturais. No entanto, o reconhecimento de figuras profissionais ligadas a esta área ainda é escasso e fragmentado, com consequências negativas para a empregabilidade dos profissionais. Não existe a nível europeu, uma uniformidade na formação nem no reconhecimento das competências necessárias e características de cada profissão, ou na definição dos respetivos perfis, o que pode ser dificultador da circulação dos profissionais do setor.

O projeto Up2DANCE visa fazer um levantamento da situação a nível europeu, de modo a apoiar a modernização dos sistemas de educação e treino, em particular através de um melhor uso das ferramentas de transparência e reconhecimento da UE e do intercâmbio de boas práticas relacionadas com a indústria da dança a nível europeu, a fim de impulsionar o processo de harmonização e atualização dos currículos dos perfis profissionais de acordo com os requisitos do cenário contemporâneo.

Como ponto de partida, a principal atividade a ser realizada será a organização de mesas redondas com as partes interessadas locais, regionais ou nacionais, com o objetivo de detetar o estado da arte no reconhecimento de ocupações profissionais, discutir as competências e o tipo de treino em diferentes níveis, procurando lacunas existentes e formas de as ultrapassar.

 

O projeto Up2DANCE é cofinanciado pelo programa da União Europeia Erasmus+, ID 2019-1-IT01-KA202-007609..

 

Conheça e acompanhe a atividade do Up2DANCE!
https://www.facebook.com/up2danceproject/

Up2DANCE Profissionalizacao do Bailarino jul20 637x232

Mesa-redonda com transmissão online via Zoom (https://zoom.us/j/7865700512 | ID: 786 570 0512), dia 22 de julho, das 18h às 20h (hora de Portugal). O debate será falado em português e terá livre acesso.

Esta iniciativa insere-se no projeto europeu Up2DANCE em que estamos envolvidos com algumas companhias europeias - Balletto di Roma, Derida Dance Center, Magenta Consultoría, Polski Teatr Tańca - Polish Dance Theatre e ICK Dans Amsterdam - e que se propõe, nomeadamente, comparar a situação da formação de profissionais da dança nos vários países e impulsionar um processo de reconhecimento e validação de seus conhecimentos, habilidades e competências, de acordo com os princípios do EQF (Quadro Europeu de Qualificações).

Esta mesa-redonda decorrerá no sábado 3 de outubro de 2020, no Forum Municipal Romeu Correia, em Almada, entre as 11h e as 13h, e deverá abordar tópicos como:

  • Conhecimentos, técnicas e competências fundamentais para o exercício da profissão de professor de dança clássica ou contemporânea na atualidade.
  • Papel e dificuldades existentes na formação de formadores na área da dança.
  • Modelos de formação para professores de dança.
  • Reconhecimento da profissão de professor de dança e regulamentação sobre as habilitações necessárias para a docência. 

Esta mesa-redonda decorrerá dia 7 de outubro de 2020, quarta-feira, no Forum Municipal Romeu Correia em Almada, entre as 18h e as 20h, e deverá abordar tópicos como:

  • Conhecimentos, técnicas e competências fundamentais para o exercício da profissão de ensaiador.
  • Papel e dificuldades no exercício da profissão de ensaiador de dança.
  • Reconhecimento da profissão de ensaiador na área da dança. 

Contactos

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11

2800-163 Almada

Tel: +351 212 583 175

Fax: +351 212 500 524

E-mail: geral@cdanca-almada.pt

Ca.DA Escola

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11

2800-163 Almada

Tel: +351 212 500 145

E-mail: escola@cdanca-almada.pt

Seg. a Sex., 16:00 às 20:00

Quinzena de Dança de Almada International Dance Festival

Financiamento

REPUBLICA PORTUGUESA CULTURA branco

dgartes horizontal PB cinza fundos escuros