Agenda

No events

Newsletter

I agree with the Privacy policy

Partillha

Facebook

CLASH Project 637x232

A Companhia de Dança de Almada é parceira do projeto europeu “CLASH! - When classic and contemporary dance collide and new forms emerge”, liderado pelo Balletto di Roma (Itália), tendo como outros parceiros a companhia 420PEOPLE (República Checa), Polish Dance Theatre (Polónia), fundação Art Link Foundation em representação do Derida Dance Centre (Bulgária) e La Sapienza Università di Roma (Itália).

O projeto CLASH! propôs-se estudar o estado da arte na Europa no que respeita ao encontro entre a dança clássica e a contemporânea nos diferentes setores afetos às questões estéticas e artísticas, abordando não apenas a formação de bailarinos, como também políticas de desenvolvimento de públicos e gestão das companhias de dança. Este estudo, tem incluído seminários e encontros públicos com atores culturais ativos nestas áreas, que decorreram sobretudo durante o ano de 2019.

Assim, um grande desafio do projeto CLASH! tem sido desenvolver uma estratégia de Capacitação Profissional, usando uma abordagem comum para enfrentar os problemas provenientes das três áreas macro do projeto: Treino de Dança; Desenvolvimento de Públicos; Marketing e Comunicação. As equipas parceiras trabalharam em diálogo, procurando atingir esse objetivo. Reconhecemos como princípio o corpo como local de conhecimento capaz de fornecer modelos e valorizar os compromissos sociais e as trocas comunitárias que as práticas de dança podem produzir. Existe uma atenção dos parceiros contemporâneos em relação à exploração, compreensão, sentimento e pesquisa no campo da dança com e dentro do corpo como ferramenta da expressão humana.

Graças ao projeto, a investigação sublinhou a necessidade de redirecionar as práticas artísticas, a fim de repensar a abordagem pedagógica usada no campo da dança, com o objetivo de desenvolver formas de combinar várias técnicas capazes de nos levar a processos de descoberta, produzir novas maneiras de nos expressar e comunicar com os outros. Dentro desta estratégia, o papel de um pedagogo foi reconhecido como crucial para o treino do bailarino. Como pedagogo, entendemos um especialista com formação teórica e prática na disciplina, capaz de desenvolver um treino que reúne tradição e inovação, fornecendo ao bailarino ferramentas para aumentar não apenas as suas habilidades físicas, mas também a sua criatividade e capacidade de falar sobre a experiência prática em dança, a fim de valorizar e desenvolver a importância desse domínio de conhecimento na comunidade local e internacional.

As cinco companhias de dança envolvidas no projeto CLASH! têm estudado modos de combinar as boas práticas aprendidas durante as oficinas realizadas na Europa com as necessidades que cada organização considera importantes, a fim de melhorar o impacto da cultura da dança no seu próprio país.

Em 2020, para além de alguns eventos de divulgação já apresentados, a maior atenção está a ser dada ao projeto de criação artística que decorre da pesquisa anterior e que deveria resultar num festival itinerante a apresentar nas cidades sede das companhias parceiras entre outubro e dezembro. Atendendo às dificuldades criadas pela crise de saúde que atravessamos, estudam-se agora novos modos de apresentação dos resultados do trabalho coreográfico desenvolvido e que a seu tempo será anunciado.

 

O projeto CLASH! é cofinanciado pelo Programa Europa Criativa da União Europeia (Contrato de Subvenção n°. 2018 – 2032 /001 – 001) e, em Portugal, pelo Governo de Portugal | Ministério da Cultura, através a Direção-Geral das Artes.

 

Conheça e acompanhe a atividade do CLASH!
http://clashproject.eu/
https://www.facebook.com/clashprojecteu/ 

 

Fotos

CLASH Project 500x500

Contactos

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11

2800-163 Almada

Tel: +351 212 583 175

Fax: +351 212 500 524

E-mail: geral@cdanca-almada.pt

Ca.DA Escola

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11

2800-163 Almada

Tel: +351 212 500 145

E-mail: escola@cdanca-almada.pt

Seg. a Sex., 16:00 às 20:00

Quinzena de Dança de Almada International Dance Festival

Financiamento

REPUBLICA PORTUGUESA CULTURA branco

dgartes horizontal PB cinza fundos escuros