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Índice do artigo

CaDA Escola Curso Vocacional 201920 a2

 

O Curso Vocacional é destinado aos alunos que optem por uma formação artística regular e intensiva, em regime supletivo - após o horário escolar. O plano curricular deste curso inclui as disciplinas de:

  • Dança Clássica
  • Dança Contemporânea
  • Técnica de Pontas
  • Barra de Chão
  • Estúdio Coreográfico
  • Reportório
  • Outras disciplinas complementares a cada ano, de acordo com a oferta formativa da Escola

 


 

Condições para a frequência do curso

  1. É obrigatória a frequência total das disciplinas propostas (consultar plano curricular);
  2. Assiduidade: o número elevado de faltas poderá impedir o aluno de permanecer no Curso Vocacional. A inscrição poderá ser automaticamente anulada, se o aluno der mais do que 4 faltas seguidas sem justificação;
  3. O aluno deverá ter disponibilidade para a participação em espetáculos e apresentações propostos ao longo do ano letivo. Estes poderão implicar ensaios extra aulas e custos adicionais (figurinos, deslocações, alojamento e alimentação).
  4. Todos os alunos são sujeitos a um exame na disciplina de Técnica de Dança Clássica.

 

Organização das disciplinas do Curso Vocacional

 

Cursos

Vocacionais

Dança

Clássica

Dança

Contemporânea

Moderno

Barra

de Chão

Estúdio

Coreográfico

Reportório

Disciplina

Complementar

(semestral)

Ano 1

Grau III A - 3x   Mod. - 1x B.C. - 1x -  - -
Ano 2 Grau III B - 3x

D.C. - 2x

 

B.C. - 1x

-

- -
Ano 3

Grau IV A - 3x

D.C. - 2x

 

B.C. - 1x

E.C. - 2x

- -
Ano 4 Grau IV B - 3x

D.C. - 2x

 

B.C. - 1x

E.C. - 2x

Rep. - 1x Comp. - 1x
Ano 5 Grau V - 3x

D.C. - 2x

Mod. - 1x

B.C. - 2x

E.C. - 2x

Rep. - 2x Comp. - 1x
Ano 6 Grau VI - 5x

D.C. - 2x

 

B.C. - 2x

E.C. - 2x

Rep. - 1x Comp. - 1x
Ano 7/8 Grau VII/VIII - 5x

D.C. - 2x

Mod. - 1x

B.C. - 2x

E.C. - 2x

Rep. 4x Comp. - 1x
Estágio na Ca.DA*

 * Sujeito a convite da direção da Ca.DA

 

Competências a desenvolver

  • Adquirir uma consciência do corpo em relação a tudo o que o rodeia;
  • Permitir uma relação entre o corpo e o espaço e o corpo e o tempo (organização espácio-temporal);

Serão programadas e realizadas atividades que, a partir de jogos e de situações lúdicas, concorram para a progressiva construção e organização do espaço físico-geométrico e relacional e, também, para a intuição inicial da sucessão temporal das ações. Através da utilização de todas as estruturas motoras, estáticas e dinâmicas em jogos de movimento baseados em esquemas livres ou pré-estabelecidos de forma individual ou coletiva, promover-se-á na criança a aquisição de conceitos relativos ao espaço e à orientação (perto/longe, em cima/em baixo, para a frente/para trás, alto/baixo, curto/longo, grande/pequeno, esquerda/direita) e conceitos relativos ao tempo e à estrutura rítmica (primeiro/depois, ao mesmo tempo/conjuntamente, lento/rápido).

  • Ganhar uma consciência do corpo e do seu potencial de mobilidade;
  • Envolver expressividade nos movimentos realizados;
  • Desenvolver o espírito criativo e a sensibilidade expressiva e estética em pequenos trabalhos de criação individual e/ou em grupo;
  • Unir a motricidade à aquisição de competências relativas à comunicação gestual e mímica, à dramatização, bem como à relação entre movimentos e música;
  • Interpretar e executar o material introduzido na aula de forma satisfatória do ponto de vista técnico;
  • Desenvolver a motricidade fina;
  • Desenvolver a percepção auditiva e visual;
  • Desenvolver o sentido rítmico;

(As crianças manifestam muitas vezes uma falta de ritmo que se traduz na incapacidade de encontrar o ritmo certo de execução em relação ao que é pedido. A dança contribui para melhorar, gradualmente, a capacidade de executar movimentos no tempo e para criar uma consciência rítmica pessoal e de grupo.)

  • Desenvolver a coordenação;
  • A aprendizagem motora infantil consiste num processo gradual de assimilação natural de novas técnicas com vista à melhoria das capacidades motoras.
  • Aprender do ponto de vista motor significa aprender a controlar o aparelho motor e organizar os movimentos em relação às solicitações ambientais e às motivações. Na execução de um movimento intervêm muitas funções e aquisições.

As funções são:

- Individualizar os movimentos a seguir, dando a estes uma ordem na sua sequência;

- Medir e dirigir o movimento;

- Manter o equilíbrio;

- Identificar a posição das partes do próprio corpo.

  • Desenvolver o sentido de lateralidade; 

A obtenção da lateralidade pode entender-se como a tomada de consciência da própria "direita" e da própria "esquerda", seja em relação a si próprio seja em relação a outros.

  • Promover a autonomia e a autoestima;
  • Permitir uma atividade de observação e crítica;
  • Fomentar a interação social;

A dança é uma representação de grupo e, como tal, desenvolve neste um sentimento de união e solidariedade, redimensiona as manifestações egocêntricas e encoraja os alunos mais tímidos e introvertidos.

Graças à atmosfera descontraída e recreativa obtida durante a atividade da dança, é possível atingir uma homogeneidade, mas nunca um esmagamento dos valores individuais, favorecendo as relações interpessoais entre as crianças. Cria-se, portanto, uma união de grupo destinada à realização de um trabalho comum, no respeito das regras do jogo.

  • Desenvolver a personalidade;

A dança, atividade psicomotora por excelência, desempenha um papel privilegiado, quer como meio de expressão artística quer como instrumento de educação, para um melhor conhecimento do próprio corpo e das suas potencialidades: "a dança é uma cooperação organizada das nossas faculdades mentais, emotivas e corporais, que se traduz em ações cuja experiência é da máxima importância para o desenvolvimento da personalidade." R. Laban

  • Desenvolver competências das técnicas da Dança Clássica e da Dança contemporânea;
  • Proporcionar um contacto com o mundo da dança.

 

Objetivos

  1.  Aprofundar os conhecimentos em dança, orientados para o domínio avançado das técnicas da dança clássica e da dança contemporânea;
  2. Promover o contacto com diferentes correntes estéticas, técnicas e metodologias da Dança;
  3. Proporcionar o contacto e a interação com o meio artístico e profissional da Dança;
  4. Valorizar a vivência e trabalho em grupo assente nos princípios da solidariedade, da cooperação e do respeito mútuo;
  5. Proporcionar a experiência de estar em palco, permitindo a aquisição de noções essenciais relacionadas com a criação artística, produção e interpretação de espetáculos.
  6. Integrar o conhecimento das várias áreas relacionadas com o espetáculo, como a luminotecnia, a sonoplastia, a direção de cena, a produção, a maquilhagem e caracterização e a cenografia, entre outros.
  7. Promover atividades conjuntas com outras escolas de ensino artístico e outras instituições ligadas à dança e às artes do espetáculo, facilitando a troca de experiências e a concretização de ações conjuntas como espetáculos, intercâmbios e visitas de estudo, entre outras.
  8. Divulgar o trabalho desenvolvido na escola, incentivando a participação dos alunos em atividades e ações junto da comunidade;
  9. Estimular relações de convívio, solidariedade e intervenção cultural entre os membros da comunidade educativa, através de atividades de extensão curricular ou comemorações e apresentações em locais públicos de Espetáculos e Oficinas Coreográficas;
  10. Promover e facilitar o acompanhamento do desempenho curricular, assegurando modos de comunicação regular com os encarregados de educação e estimulando a sua participação na atividade da Escola;
  11. Proporcionar aos alunos uma formação adequada à realidade da dança atual, contribuindo assim para uma nova geração de bailarinos e agentes da dança com um sentido crítico apurado.

 

Momentos de avaliação

2º período - exame na disciplina de Dança Clássica.
Final do ano letivo – apreciação global resultante da avaliação contínua em cada disciplina.

 

Aproveitamento e transição
Obtém aprovação e reúne as condições para transitar de nível/ano, o aluno que obtenha uma classificação não inferior a Satisfaz, no domínio da Apreciação Global, nas disciplinas técnicas de dança clássica e dança contemporânea.

 

Espetáculos de fim de ano
O Curso Vocacional apresenta os seus trabalhos finais em dois espetáculos: no espetáculo de Dança Clássica/Geral onde, em conjunto com os alunos dos cursos livres, apresenta o trabalho da disciplina de Dança Clássica, e no espetáculo de Dança Contemporânea, onde apresenta o trabalho da disciplina de Dança Contemporânea.

O trabalho de Reportório e Estúdio Coreográfico, poderá ser integrado num destes espetáculos ou apresentado num espetáculo específico.

É proibido o registo de imagens nos espetáculos de fim de ano.

Na semana antes de cada espetáculo haverá ensaios de palco (num teatro a confirmar), sendo os pais responsáveis pelo transporte das crianças até ao local de ensaio.
Durante a semana de ensaios de palco é muito importante que nenhum aluno falte, para não comprometer o seu trabalho e o dos colegas.

 

CaDA Escola Curso Vocacional Basico 201920

 


 

Preços 2023/24

 Grau Opções de pagamento
 Anual   Trimestral   Mensal 
 CV Iniciação / Elementar 780€ 310€ 110€
 CV Intermédio / Avançado 950€ 380€ 130€

 

Ao preço do curso acrescem 30€ de inscrição para novos alunos e alunos que renovem a inscrição fora do prazo estabelecido. O seguro está incluído no valor do curso.

Benefícios, não acumuláveis:

  • Inscrição em dois cursos: 20% de desconto no curso de menor valor;
  • Frequência de dois elementos do mesmo agregado familiar: 20% de desconto no curso de menor valor;
  • Empregados e familiares das empresas/instituições parceiras da Companhia de Dança de Almada: 10% de desconto sobre a opção de pagamento.

Nota: Os cursos realizam-se com o número mínimo de seis alunos.

 


 

Horários 2023/24

Ano  Disciplina  Dia da semana  Hora
Iniciação  Dança Clássica 3ª e 5ª feira 19h00 - 20h00
6ª feira 18h00 - 19h00
Dança Contemporânea 2ª e 4ª feira 19h00 - 20h00
Barra de Chão 6ª feira 19h00 - 20h00
Elementar Dança Clássica 2ª e 4ª feira 19h00 - 20h00
6ª feira 20h00 - 21h00
Dança Contemporânea 3ª e 5ª feira 19h00 - 20h00
Barra de Chão 6ª feira 19h00 - 20h00
 Intermédio  Dança Clássica 2ª e 4ª feira 20h00 - 21h00
6ª feira 19h00 - 20h00
Dança Contemporânea 3ª e 5ª feira 20h00 - 21h00
Reportório 2ª e 4ª feira 21h00 - 21h30
Barra de Chão 6ª feira 20h00 - 21h00
 Avançado  Dança Clássica 2ª e 4ª feira 20h00 - 21h00
6ª feira 19h00 - 20h00
Dança Contemporânea 3ª e 5ª feira 20h00 - 21h00
Reportório 2ª e 4ª feira 21h00 - 21h30
Barra de Chão 6ª feira 20h00 - 21h00
 

 

Calendário 2023/24

Início do ano letivo: 18 set.
Interrupção de Natal: 22 dez. a 02 jan.
Interrupção de Carnaval: 12 e 13 fev.
Interrupção da Páscoa: 25 mar. a 5 abr.
Final do ano letivo: 28 jun.

 

 

Inscrições 2023/24

O período de renovação de inscrições de alunos decorre de 19 de junho a 20 de julho de 2023.

A partir de 4 de setembro de 2023, recebemos inscrições de ex-alunos e novos alunos.

A inscrição é feita mediante o preenchimento e assinatura de uma ficha de inscrição própria (para descarregar abaixo), enviada por email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., ou entregue na secretaria da Ca.DA Escola (segunda a sexta-feira, das 16h às 20h), acompanhada de:
- duas fotografias tipo passe;
- fotocópia, devidamente autorizada, do Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade ou Cédula Pessoal.

Ficha de inscrição para descarregar aqui.

Contactos

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11

2800-163 Almada, Portugal

Tel: +351 212 583 175

E-mail: geral(@)cdanca-almada.pt

Seg. a sex., 10:00 às 13:00 | 14:30 às 18:00

Ca.DA Escola

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11

2800-163 Almada, Portugal

Tel: +351 212 500 145

E-mail: escola(@)cdanca-almada.pt

Seg. a sex., 16:00 às 20:00

Quinzena de Dança de Almada International Dance Festival

E-mail: quinzena(@)cdanca-almada.pt

Financiamento

REPUBLICA PORTUGUESA CULTURA branco

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