Condições para a frequência do curso
- É obrigatória a frequência total das disciplinas propostas (consultar plano curricular);
- Assiduidade: o número elevado de faltas poderá impedir o aluno de permanecer no Curso Vocacional. A inscrição poderá ser automaticamente anulada, se o aluno der mais do que 4 faltas seguidas sem justificação;
- O aluno deverá ter disponibilidade para a participação em espetáculos e apresentações propostos ao longo do ano letivo. Estes poderão implicar ensaios extra aulas e custos adicionais (figurinos, deslocações, alojamento e alimentação).
- Todos os alunos são sujeitos a um exame na disciplina de Técnica de Dança Clássica.
Organização das disciplinas do Curso Vocacional
Cursos Vocacionais |
Dança Clássica |
Dança Contemporânea |
Moderno |
Barra de Chão |
Estúdio Coreográfico |
Reportório |
Disciplina Complementar (semestral) |
Ano 1 |
Grau III A - 3x | Mod. - 1x | B.C. - 1x | - | - | - | |
Ano 2 | Grau III B - 3x |
D.C. - 2x |
B.C. - 1x |
- |
- | - | |
Ano 3 |
Grau IV A - 3x |
D.C. - 2x |
B.C. - 1x |
E.C. - 2x |
- | - | |
Ano 4 | Grau IV B - 3x |
D.C. - 2x |
B.C. - 1x |
E.C. - 2x |
Rep. - 1x | Comp. - 1x | |
Ano 5 | Grau V - 3x |
D.C. - 2x |
Mod. - 1x |
B.C. - 2x |
E.C. - 2x |
Rep. - 2x | Comp. - 1x |
Ano 6 | Grau VI - 5x |
D.C. - 2x |
B.C. - 2x |
E.C. - 2x |
Rep. - 1x | Comp. - 1x | |
Ano 7/8 | Grau VII/VIII - 5x |
D.C. - 2x |
Mod. - 1x |
B.C. - 2x |
E.C. - 2x |
Rep. 4x | Comp. - 1x |
Estágio na Ca.DA* |
* Sujeito a convite da direção da Ca.DA
Competências a desenvolver
- Adquirir uma consciência do corpo em relação a tudo o que o rodeia;
- Permitir uma relação entre o corpo e o espaço e o corpo e o tempo (organização espácio-temporal);
Serão programadas e realizadas atividades que, a partir de jogos e de situações lúdicas, concorram para a progressiva construção e organização do espaço físico-geométrico e relacional e, também, para a intuição inicial da sucessão temporal das ações. Através da utilização de todas as estruturas motoras, estáticas e dinâmicas em jogos de movimento baseados em esquemas livres ou pré-estabelecidos de forma individual ou coletiva, promover-se-á na criança a aquisição de conceitos relativos ao espaço e à orientação (perto/longe, em cima/em baixo, para a frente/para trás, alto/baixo, curto/longo, grande/pequeno, esquerda/direita) e conceitos relativos ao tempo e à estrutura rítmica (primeiro/depois, ao mesmo tempo/conjuntamente, lento/rápido).
- Ganhar uma consciência do corpo e do seu potencial de mobilidade;
- Envolver expressividade nos movimentos realizados;
- Desenvolver o espírito criativo e a sensibilidade expressiva e estética em pequenos trabalhos de criação individual e/ou em grupo;
- Unir a motricidade à aquisição de competências relativas à comunicação gestual e mímica, à dramatização, bem como à relação entre movimentos e música;
- Interpretar e executar o material introduzido na aula de forma satisfatória do ponto de vista técnico;
- Desenvolver a motricidade fina;
- Desenvolver a percepção auditiva e visual;
- Desenvolver o sentido rítmico;
(As crianças manifestam muitas vezes uma falta de ritmo que se traduz na incapacidade de encontrar o ritmo certo de execução em relação ao que é pedido. A dança contribui para melhorar, gradualmente, a capacidade de executar movimentos no tempo e para criar uma consciência rítmica pessoal e de grupo.)
- Desenvolver a coordenação;
- A aprendizagem motora infantil consiste num processo gradual de assimilação natural de novas técnicas com vista à melhoria das capacidades motoras.
- Aprender do ponto de vista motor significa aprender a controlar o aparelho motor e organizar os movimentos em relação às solicitações ambientais e às motivações. Na execução de um movimento intervêm muitas funções e aquisições.
As funções são:
- Individualizar os movimentos a seguir, dando a estes uma ordem na sua sequência;
- Medir e dirigir o movimento;
- Manter o equilíbrio;
- Identificar a posição das partes do próprio corpo.
- Desenvolver o sentido de lateralidade;
A obtenção da lateralidade pode entender-se como a tomada de consciência da própria "direita" e da própria "esquerda", seja em relação a si próprio seja em relação a outros.
- Promover a autonomia e a autoestima;
- Permitir uma atividade de observação e crítica;
- Fomentar a interação social;
A dança é uma representação de grupo e, como tal, desenvolve neste um sentimento de união e solidariedade, redimensiona as manifestações egocêntricas e encoraja os alunos mais tímidos e introvertidos.
Graças à atmosfera descontraída e recreativa obtida durante a atividade da dança, é possível atingir uma homogeneidade, mas nunca um esmagamento dos valores individuais, favorecendo as relações interpessoais entre as crianças. Cria-se, portanto, uma união de grupo destinada à realização de um trabalho comum, no respeito das regras do jogo.
- Desenvolver a personalidade;
A dança, atividade psicomotora por excelência, desempenha um papel privilegiado, quer como meio de expressão artística quer como instrumento de educação, para um melhor conhecimento do próprio corpo e das suas potencialidades: "a dança é uma cooperação organizada das nossas faculdades mentais, emotivas e corporais, que se traduz em ações cuja experiência é da máxima importância para o desenvolvimento da personalidade." R. Laban
- Desenvolver competências das técnicas da Dança Clássica e da Dança contemporânea;
- Proporcionar um contacto com o mundo da dança.
Objetivos
- Aprofundar os conhecimentos em dança, orientados para o domínio avançado das técnicas da dança clássica e da dança contemporânea;
- Promover o contacto com diferentes correntes estéticas, técnicas e metodologias da Dança;
- Proporcionar o contacto e a interação com o meio artístico e profissional da Dança;
- Valorizar a vivência e trabalho em grupo assente nos princípios da solidariedade, da cooperação e do respeito mútuo;
- Proporcionar a experiência de estar em palco, permitindo a aquisição de noções essenciais relacionadas com a criação artística, produção e interpretação de espetáculos.
- Integrar o conhecimento das várias áreas relacionadas com o espetáculo, como a luminotecnia, a sonoplastia, a direção de cena, a produção, a maquilhagem e caracterização e a cenografia, entre outros.
- Promover atividades conjuntas com outras escolas de ensino artístico e outras instituições ligadas à dança e às artes do espetáculo, facilitando a troca de experiências e a concretização de ações conjuntas como espetáculos, intercâmbios e visitas de estudo, entre outras.
- Divulgar o trabalho desenvolvido na escola, incentivando a participação dos alunos em atividades e ações junto da comunidade;
- Estimular relações de convívio, solidariedade e intervenção cultural entre os membros da comunidade educativa, através de atividades de extensão curricular ou comemorações e apresentações em locais públicos de Espetáculos e Oficinas Coreográficas;
- Promover e facilitar o acompanhamento do desempenho curricular, assegurando modos de comunicação regular com os encarregados de educação e estimulando a sua participação na atividade da Escola;
- Proporcionar aos alunos uma formação adequada à realidade da dança atual, contribuindo assim para uma nova geração de bailarinos e agentes da dança com um sentido crítico apurado.
Momentos de avaliação
2º período - exame na disciplina de Dança Clássica.
Final do ano letivo – apreciação global resultante da avaliação contínua em cada disciplina.
Aproveitamento e transição
Obtém aprovação e reúne as condições para transitar de nível/ano, o aluno que obtenha uma classificação não inferior a Satisfaz, no domínio da Apreciação Global, nas disciplinas técnicas de dança clássica e dança contemporânea.
Espetáculos de fim de ano
O Curso Vocacional apresenta os seus trabalhos finais em dois espetáculos: no espetáculo de Dança Clássica/Geral onde, em conjunto com os alunos dos cursos livres, apresenta o trabalho da disciplina de Dança Clássica, e no espetáculo de Dança Contemporânea, onde apresenta o trabalho da disciplina de Dança Contemporânea.
O trabalho de Reportório e Estúdio Coreográfico, poderá ser integrado num destes espetáculos ou apresentado num espetáculo específico.
É proibido o registo de imagens nos espetáculos de fim de ano.
Na semana antes de cada espetáculo haverá ensaios de palco (num teatro a confirmar), sendo os pais responsáveis pelo transporte das crianças até ao local de ensaio.
Durante a semana de ensaios de palco é muito importante que nenhum aluno falte, para não comprometer o seu trabalho e o dos colegas.