Newsletter

Eu concordo com a Política de privacidade

Partillha

Facebook TwitterGoogle BookmarksLinkedin

O Fio autoras CaDA 2020

Programa infantojuvenil
Criação de Ana Lázaro e Inês Pedruco
Estreia a 28 e 29 de maio de 2021, no Auditório Fernando Lopes-Graça

 

"O fio da Macaquinha” fala sobre a relação entre pessoas: sobre os fios que nos ligam, e que nos permitem sentir próximos uns dos outros. Da forma como certos fios nos conduzem, nos libertam ou nos fazem sentir seguros, mas também nos amarram, se embaraçam e confundem.

Um grupo de crianças brinca num Pátio entre os prédios da Cidade, sempre que regressam da Escola... Este é um Pátio especial: naquele lugar, cada uma das Crianças é um Animal diferente: há a Girafa, o Sapo, o Cão, o Gato, o Pássaro ... e a Macaquinha. Mas um dia o Pátio, a Escola e toda a Cidade fecham. E as Crianças são forçadas a brincar dentro das suas casas. Enquanto espreitam os amigos pelas janelas, descobrem que há fios invisíveis que os ligam uns aos outros, e a todos aqueles de quem gostam. E que o Mundo está cheio desses fios invisíveis mas fortes, que nos unem, mesmo quando estamos longe de quem gostamos.


Ana Lázaro, autora, encenadora e atriz, nasceu em 1982, e cresceu em Leiria. Estreou-se no Te-ato – Grupo de Teatro de Leiria, formou-se na ACT – Escola de Atores, e completou a licenciatura em Teatro, na Escola Superior de Teatro e Cinema. Desde então trabalhou como atriz, acumulando ainda experiência como encenadora e dramaturga colaborando com diversas companhias de teatro nacionais. Fundou o ‘DOBRAR - Núcleo Artístico, onde assume a função de diretora artística, tendo recebido o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação GDA. Foi distinguida com o prémio literário internacional Sea of Words, em Espanha, e com o prémio literário FNAC Novos Talentos da Literatura. Foi finalista do 12º. Prémio Internacional de Literatura Infantil e Juvenil: BARCO A VAPOR, no Brasil. Venceu o Prémio Maria Rosa Colaço – Literatura Infantil, com a obra “Os Pescadores de Nuvens” (Porto Editora). É autora de livros de prosa infantil e juvenil, bem como de várias peças de teatro. Colabora anualmente com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa – Irmandade de São Roque, num projeto de pesquisa e criação multidisciplinar que integra crianças, jovens e adultos de equipamentos sociais.


Inês Pedruco, doutoranda em Motricidade Humana, especialidade Dança, pela Faculdade de Motricidade Humana e mestre em Ensino de Dança, pela Escola Superior de Dança. Iniciou os estudos em dança na Escola de Dança Ana Manjericão, obtendo todos os diplomas da Royal Ballet School.
 Foi aluna da Escola de Dança do Conservatório Nacional, onde obteve o diploma com mérito de Bailarina Profissional (2002-09). Em 2009 foi semi-finalista do concurso internacional “Prix de Lausanne”, onde ganhou uma bolsa para a Joffrey Ballet School, em Nova York. Como intérprete, na Companhia Quorum Ballet trabalhou com coreógrafos de diferentes nacionalidades, atuando na China, Macau, Dinamarca, Espanha, Sérvia, Equador, Tailândia, Suíça, Alemanha, entre outros (2009/14). Na Companhia Teatromosca, trabalhou com o dramaturgo Pedro Alves (2014/15). Na Vortice Dance Company, participou no bailado “Fátima, O dia em que o sol bailou” (2016/18). Participou no projeto de investigação Movement Study and Research “A BlackBox Arts&Cognition”, com a coreógrafa Sylvia Rijmer e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Em 2019 foi convidada a participar no espetáculo “Nous – Inner Perception”, e como ensaiadora, remontou o bailado “Swan Lake”, ambos do coreógrafo Daniel Cardoso (2016). Entre 2017/19, foi professora ensaiadora de peças de Miguel Ramalho, Rui Lopes Graça e Olga Roriz, entre outros autores. Enquanto professora de dança, colaborou em workshops e masterclass na Ravenna Ballet Studio, Quorum Academy, Centro Norton de Matos, Dance Spot, entre outras escolas; e em contexto profissional, na Companhia Quorum Ballet, Estúdios Vitor Cordon e Estúdios CAB. Lecionou na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal e na Escola do Conservatório de Música e Dança de Coimbra (2016/18); Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional (2017/19); Escola Superior de Dança (2018/20).

_

Última atualização a 30 de abril de 2021

Contactos

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11

2800-163 Almada, Portugal

Tel: +351 212 583 175

E-mail: geral(@)cdanca-almada.pt

Ca.DA Escola

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11

2800-163 Almada, Portugal

Tel: +351 212 500 145

E-mail: escola(@)cdanca-almada.pt

Seg. a Sex., 16:00 às 20:00

Quinzena de Dança de Almada International Dance Festival

E-mail: quinzena(@)cdanca-almada.pt

Financiamento

REPUBLICA PORTUGUESA CULTURA branco

dgartes horizontal PB cinza fundos escuros