Agenda

16 Nov. 2024;
08:00PM -
"Atletismo"
16 Nov. 2024;
09:00PM - 09:30PM
"E Depois Eram Dois" ESTREIA
24 Nov. 2024;
06:30PM -
"Forget Me Not"
13 Dez. 2024;
09:00PM -
"Coppélia" | Programa Jovens Intérpretes
14 Dez. 2024;
09:00PM -
"Coppélia" | Programa Jovens Intérpretes
16 Dez. 2024;
05:30PM - 06:30PM
Aula Aberta do curso livre de Dança Criativa - Pré-Primário
18 Dez. 2024;
05:30PM - 06:30PM
Aula Aberta do curso livre de Dança Criativa - Pré-Primário
20 Dez. 2024;
05:20PM - 06:20PM
Aula Aberta do curso livre de Dança Criativa

Newsletter

Eu concordo com a Política de privacidade

Partillha

Facebook TwitterGoogle BookmarksLinkedin

Sao Castro CaDA 2024

Criação de São Castro
Estreia prevista a 27 de setembro de 2024, no Teatro Municipal Joaquim Benite, Almada

 

Após uma primeira criação de São Castro para a Companhia de Dança de Almada, “The Art of Losing” em 2016, voltamos a convidar a coreógrafa para criar uma nova peça com o elenco desta companhia. O processo de pesquisa e criação será iniciado no Teatro Viriato, no âmbito do Programa de Residências de Criação "mi casa tu casa".

Associando-se ao assinalar dos 100 anos da morte do controverso e influente escritor Franz Kafka, no ano de 2024, São Castro alia o corpo e seu potencial expressivo à narrativa visceral e enigmática do autor, em cujas obras a questão da arte é trazida para o centro da temática, como metáfora do próprio fazer artístico, da relação do artista com o público e do próprio valor da arte. Labirintos burocráticos, o trágico e grotesco, a condição humana e o absurdo da existência, são componentes do desnorteamento a que Kafka leva os seus personagens e enceta as suas histórias.

 

No trabalho coreográfico de São Castro tem havido uma atenção e reflexão constante à relação entre palavra e corpo. Nos últimos anos, tem desenvolvido uma pesquisa teórico-prática, através das suas criações, no sentido de analisar e explorar métodos de tradução da palavra no corpo, de forma a que este se manifeste como discurso visível. Uma metodologia que designa como corporização da palavra, tem sido o foco nos seus processos criativos e simultaneamente se tem revelado como uma procura contínua sobre os processos de comunicação em que o corpo é o protagonista e o seu movimento potenciador de um discurso não-verbal que mesmo apresentando-se abstrato - uma das características associadas à Dança - tem a capacidade de se revelar como extensão dramatúrgica da palavra. É no seguimento desta pesquisa que recorrerá às obras de Kafka para esta nova criação.

 

Conceção e coreografia: São Castro
Interpretação: Bruno Duarte, Inês Barros, Lúcia Salgueiro, Mariana Romão, Raquel Tavares, Vítor Afonso
Música: Michal Jacaszek, Stefan Wesolowski, William Basinski, Rimbaud, Davidson Jaconello, Woodkid & Nils Frahm, excertos sonoros do filme "The Trial" de Orson Welles
Figurinos: Nuno Nogueira
Desenho de luz: São Castro e Hugo Franco
Sonoplastia: São Castro
Apoio à cenografia: SO.MA
Assistência à conceção dos figurinos: Ana Alves
Direção de ensaios: Maria João Lopes

Apoio a residência artística: Teatro Viriato

 

São Castro iniciou a sua formação em dança no Balleteatro Escola Profissional de Dança e de Teatro do Porto. É licenciada em Dança pela ESD - Escola Superior de Dança, IPL. Foi bailarina no Balleteatro, Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo e Ballet Gulbenkian. Trabalhou com vários coreógrafos, dos quais destaca, Isabel Barros, Rui Lopes Graça, Benvindo Fonseca, Vasco Wellenkamp, Paulo Ribeiro, Hofesh Shechter / Instável, Olga Roriz, Clara Andermatt, Tânia Carvalho, Luís Marrafa, entre outros. Em 2009, iniciou- se na coreografia com a criação do solo “aTempo" e, nos anos seguintes, coreografou para a Companhia de Dança do Algarve, Escola de Dança do Conservatório Nacional, Projecto Quorum, Companhia de Dança de Almada (2016) e K2 Companhia Jovem de Dança (2021). Desde 2011, desenvolve uma colaboração artística com o coreógrafo e bailarino António M Cabrita. Em 2015, os dois coreógrafos foram distinguidos com o Prémio Autores - Melhor Coreografia com a peça “Play False”, pela Sociedade Portuguesa de Autores e nomeados em anos seguintes. Algumas das suas peças têm sido consideradas pela imprensa nacional como um dos melhores espetáculos de Dança do ano. Foi distinguida pelo Instituto Politécnico de Lisboa com a Medalha de Prata de Valor e Distinção (2016). Em 2017 São Castro e António M Cabrita criaram “Dido e Eneias” para a Companhia Nacional de Bailado. Em 2019, foi convidada pelo Théâtre de la Mezzanine (França ), para assumir a direção coreográfica, em cocriação com António M Cabrita, da ópera “ Orphée et Eurydice”, dirigida e encenada por Dennis Chabroullet. De janeiro de 2017 a dezembro de 2021, São Castro foi, juntamente com António M Cabrita, diretora artística da Companhia Paulo Ribeiro.  Desde 2019, assume a curadoria do evento “ A cidade dança”, no seguimento de um convite da Câmara Municipal de São João da Madeira, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Dança. Atualmente frequenta o Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais na ESD, IPL.

 

Circulação

Teatro Municipal da Guarda, Guarda - Portugal, 4 de outubro de 2024

 

THE PROCESS OF BURNING IN REVERSE CaDA 2024 foto 1 creditos Hugo David news FOTOS

 

Contacte a produção da Companhia de Dança de Almada para a apresentação desta criação (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).

 

Contactos

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11

2800-163 Almada, Portugal

Tel: +351 212 583 175

E-mail: geral(@)cdanca-almada.pt

Seg. a sex., 10:00 às 13:00 | 14:30 às 18:00

Ca.DA Escola

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11

2800-163 Almada, Portugal

Tel: +351 212 500 145

E-mail: escola(@)cdanca-almada.pt

Seg. a sex., 16:00 às 20:00

Quinzena de Dança de Almada International Dance Festival

E-mail: quinzena(@)cdanca-almada.pt

Financiamento

REPUBLICA PORTUGUESA CULTURA branco

dgartes horizontal PB cinza fundos escuros