Newsletter

Eu concordo com a Política de privacidade

Partillha

Facebook TwitterGoogle BookmarksLinkedin

Events Calendar

"Amebas Traidoras" + “Noir” + “Sete Dias de Inverno”
Friday 08 September 2023, 19:00 - 20:00
Contact Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Por Companhia de Dança de Almada
Inserido na programação do BIDFF – Bucharest International Dance Film Festival

 

AMEBAS TRAIDORAS CaDA 2021 foto 2 creditos Hugo David 500x500

"Amebas Traidoras"

Existem temas que cruzam a Ciência e a Arte na sua pesquisa. A procura de resposta à questão da motivação para os comportamentos humanos é uma delas. Por que é que, perante determinada situação, tomamos as decisões que tomamos e como é que esse processo se desenrola?
“Amebas Traidoras” surge com base na abordagem multidisciplinar a esta questão por Robert Sapolsky, autor premiado pela MacArthur Foundation, e Professor de Biologia e Neurologia na Universidade de Stanford.
Numa peça para dois intérpretes, Luís Malaquias procura materializar as palavras de Sapolsky nos corpos dos bailarinos, na tentativa de entender os motivos por detrás de alguns dos comportamentos mais fraturantes e devastadores de que o ser humano é capaz. Debruça-se sucintamente sobre quatro temas que estruturam a vida em comunidade: Cultura, Evolução, Cooperação e Dicotomia ou Demarcação “Nós/Eles”.

Criação: Luís Malaquias
Cocriação e interpretação: Bruno Duarte e Luís Malaquias
Texto: a partir de “Comportamento”, de Robert Sapolsky
Música: Daniel Martinho
Desenho de luz: Stageplot
Ensaiadora e assistente de coreógrafo: Maria João Lopes
Agradecimento: Ana Lázaro e Mateus Gomes

 

NOIR screendance CaDA 2020 creditos Marta Romero imagem1 500x500

"Noir" | screendance

"Film noir" é um termo cunhado por críticos franceses para descrever um tipo de cinema, maioritariamente a preto e branco, carregado de sombras e suspense.
Adotando a mesma estética e ambiência, em contraste com uma banda sonora e um movimento assumidamente contemporâneos, Noir foi criado para o projeto Clash! a partir de uma série de premissas desenhadas pelos diferentes parceiros e que inspiraram um trabalho em que o indivíduo entra em choque com o grupo que é, ele mesmo, constituído por entidades em confronto. Neste caos organizado, torna-se difícil encontrar a quem apontar o dedo.

Realização: Marta Romero
Coreografia: Bruno Duarte
Interpretação: Beatriz Rousseau, Bruno Duarte, Francisco Ferreira, Joana Puntel, Luís Malaquias, Mariana Romão e Raquel Tavares
Direção de fotografia: Lluís Miras
Assistência de realização e fotografia: Laura Abad
Gaffer: José Pacheco
Figurinos: Micaela Sapinho
Maquilhagem e cabelos: Sara Martins
Edição: Florencia Aliberti
Música: Brenda Lee, Bruno Duarte, Davidson Jaconello e Martin Phipps
Design de som: Enrique G. Bermejo (Kamikaze Estudi)
Design gráfico: Catarina Marques
Produção executiva: Carlota Machado e Joana Casado
Produção: Companhia de Dança de Almada

Agradecimentos: Escola Superior de Dança - Instituto Politécnico de Lisboa

 

Sete Dias de Inverno CaDA 500x500

"Sete Dias de Inverno"

As Saturnais eram festas imperiais que decorriam na antiguidade Romana em adoração a Saturno, deus da agricultura.
Durante sete dias do mês de dezembro, Roma transformava-se e as normas sociais eram invertidas, em celebração da liberdade e de um novo ano agrário.
O espírito dessas festividades passou de povo em povo, transbordou fronteiras e permanece séculos mais tarde sob vários nomes e formas, adornadas pelos costumes de quem as acolheu.
Nas vilas de Trás-os-Montes, no norte de Portugal, os rituais em louvor à liberdade, à juventude e aos deuses pagãos transportam o simbolismo de outros tempos. Uma celebração à vida que se propaga pela multidão.
E o povo dança.

Realização: Henrique Pina
Coreografia: Bruno Duarte
Interpretação: Bruno Duarte, Carlota Sela, Francisco Ferreira, Joana Puntel, Luís Malaquias, Mariana Romão, Raquel Tavares
Direção de fotografia e gradação de cores: Lee Fuzeta
Guarda-roupa: Nuno Nogueira
Assistente de câmara e operação de drone: Nuno Magalhães
Edição: Henrique Pina
Chefe de produção: Luís Malaquias
Assistente de produção: José Pacheco
Produção: Companhia de Dança de Almada em associação com Moonway Films

Agradecimentos: Maria Luísa Dias, José Manso

Location LINOTIP – Centru Independent Coregrafic, Bucareste - Roménia
Preço: 80 Leu

Contactos

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11

2800-163 Almada, Portugal

Tel: +351 212 583 175

E-mail: geral(@)cdanca-almada.pt

Seg. a sex., 10:00 às 13:00 | 14:30 às 18:00

Ca.DA Escola

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11

2800-163 Almada, Portugal

Tel: +351 212 500 145

E-mail: escola(@)cdanca-almada.pt

Seg. a sex., 16:00 às 20:00

Quinzena de Dança de Almada International Dance Festival

E-mail: quinzena(@)cdanca-almada.pt

Financiamento

REPUBLICA PORTUGUESA CULTURA branco

dgartes horizontal PB cinza fundos escuros